edição 29 | Março de 2012    

Mariana Saba, há mais de oito anos na Procter & Gamble, narra sua trajetória profissional em palestra na Mauá


Mariana Saba, egressa, conta sua experiência profissional na palestra “Da Mauá à Europa”

Em 1º de março, o Instituto Mauá de Tecnologia sediou a palestra intitulada “Da Mauá à Europa” em que a egressa Mariana Saba, graduada em Engenharia de Alimentos  na Mauá, ex-presidente da empresa júnior da Mauá e atual Senior Scientist da P&G (Procter & Gamble) da Inglaterra, narrou sua experiência profissional. Na empresa desde seu primeiro estágio, ela orgulha-se de fazer o que gosta e de ter respeitado uma de suas principais características: não ficar presa à mesma função durante muito tempo. “Passei por várias áreas antes de Products Research”, explica.

Em sua atual ocupação, visita pessoas e estuda seu cotidiano a fim de identificar e entender as necessidades de cada um para então desenvolver um produto que possa supri-las. “É essencial conhecer cada tipo de consumidor. Um mesmo produto que é vendido em vários países deve ter um cheiro diferente em cada um deles, pois depende de diversas questões como as culturais. Usos e costumes também variam: na Europa 80% das roupas lavadas são brancas. Tenho que entender como o consumidor comporta-se”, acrescenta.

Estudar outros costumes e estar determinado é essencial para quem pensa seguir carreira fora do Brasil. Mariana conta que o número de brasileiros que trabalham na Europa é baixo, mas há muitas chances, pois as empresas buscam diversificar formações e culturas. E salienta que, para quem for tomar a decisão de mudar de País, é necessário “mergulhar” nessa nova experiência. Ficar pensando em voltar pode ser muito doloroso.

Mariana também deu algumas dicas que lhe foram úteis em todo o seu percurso no mercado de trabalho, habilidades que os alunos podem começar a desenvolver agora, como diversificar a base de conhecimento; tomar cuidado com a imagem que deseja passar; apresentar as ideias para as pessoas, não guardar para si; fazer parte de associações, pois nelas pode-se conhecer outros profissionais e empresas; ampliar a rede de contatos, não se fixar a apenas em um grupo; ter uma paixão, ela evidencia o talento.

Com formação em Engenharia de Alimentos, Mariana explica que a Mauá lhe ensinou o mais importante na carreira: resolver problemas. “Não há nada que eu não consiga solucionar hoje, pois aprendi como raciocinar e planejar”, afirma. Tudo que fiz na Mauá - participar da Empresa Júnior, da Atlética e das atividades extracurriculares - me ajudaram muito. “Cada item é um tijolo para montar quem você é”, encerra Mariana que aproveitou o espaço para divulgar uma oportunidade junto à empresa em que começou:. o Desafio 48h P&G, que é válido para estudantes de qualquer curso com inglês avançado e que busquem estágio. Mais informações no site www.recrutamentopg.com.br.

Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br