Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia são premiados no SAE Brasil, o mais importante congresso de Engenharia da Mobilidade
A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica
20º Congresso SAE Brasil premia alunos da Mauá em 1º, 2º e 3º lugares
Três trabalhos técnicos de estudantes do Instituto Mauá de Tecnologia serão apresentados e premiados – 1º, 2º e 3º lugar - como Melhor Paper no painel Educação de Engenharia do 20.º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade da SAE BRASIL. Os trabalhos seguem o tema do evento: A Importância da Convergência dos Interesses Governamentais, Industriais e da Academia para o Desenvolvimento da Engenharia da Mobilidade. Os alunos da Mauá serão premiados em cerimônia que terá presença de especialistas do governo, universidade e indústria.
O primeiro colocado receberá bolsa de estudo para curso de pós-graduação ou MBA no Instituto Mauá de Tecnologia e os 2º e 3º colocados um curso livre gratuito da SAE BRASIL.
“Além dos três primeiros colocados, o 4° lugar também é da Mauá. Isso mostra a qualidade dos trabalhos que nossos alunos desenvolvem. Existiam 22 trabalhos participando do evento”, comenta o professor de Engenharia Mecânica da Mauá Éd Cláudio Bordinassi.
O trabalho vencedor apresentou a ‘Otimização de um Motor de Combustão Interna Através da Variação da Taxa de Compressão’; trata-se de um sistema de variação da taxa de compressão em motores de combustão interna, que visa mais eficiência.
O 2.º colocado foi um trabalho sobre ‘Estudo da Combustão de um Motor Monocilíndrico de Injeção Direta de Alta Pressão Frente a Sistemas Convencionais PFI’. O trabalho consiste em realizar um comparativo entre duas tecnologias dos sistemas de injeção de motores de ignição por centelha. O objetivo principal do estudo é reunir dados para que no futuro o Brasil consiga desenvolver sua própria tecnologia de injeção direta de combustível.
Para Flávio Dal Forno Chuahy, um dos integrantes do trabalho classificado em segundo colocado e aluno da última séria do curso de Engenharia Mecânica da Mauá, “Estar entre os três melhores trabalhos traz não só o reconhecimento da instituição como o do mercado por se tratar de um prêmio concedido por um órgão internacional respaldado por toda a indústria automobilística”. O aluno também afirma que a oportunidade de apresentar seu projeto também lhe trará vantagem competitiva no mercado de trabalho.
‘Desenvolvimento de um Veículo de Competição Tipo Maratona Energética’, trabalho desenvolvido também por um grupo de alunos do Instituto Mauá de Tecnologia classificou-se em 3.º lugar. O trabalho aborda a maximização da eficiência energética de um protótipo veicular, para competições do tipo “Maratona de Eficiência Energética”, baseado em normas e restrições de competições nacionais e internacionais (Shell Eco Marathon).
Aluno e professor do curso de Design de Produto ganham prêmio IDEA/Brasil
Realizado em 23 de agosto no Teatro Frei Caneca, o Prêmio IDEA/Brasil é a edição nacional do maior prêmio de design dos Estados Unidos – o International Design Excellence Awards (IDEA), um dos mais respeitados do mundo, que há mais de 30 anos premia empresas de todos os continentes, como Apple, Microsoft, HP e Philips.
O professor das disciplinas Projeto de Produto e Gestão em Design do curso de Design do Produto da Mauá, Marcos Batista, conquistou medalha de bronze na categoria Casa – Home Living com o Projeto Refrigerador Continental Massima, para a Mabe Brasil Eletrodomésticos, empresa que controla as marcas Continental, GE, Dako e Bosch.
“O Projeto faz parte da nova imagem da marca Continental, que é uma das mais tradicionais do país em eletrodomésticos, mas ficou um bom tempo fora da mídia”, explica Batista. “De dois anos para cá, a Continental vem mudando o posicionamento da marca, buscando uma identidade visual mais moderna e jovial, que é exatamente o que se vê no refrigerador premiado”, diz.
Batista conta que o refrigerador tem painel digital de última geração, puxador frontal curvo e dispenser de água na porta. Suas formas internas facilitam a acomodação dos alimentos a circulação do ar frio e a limpeza.
Ainda de acordo com Batista, que conta com aproximadamente 15 prêmios de design em sua carreira, o Prêmio Idea/Brasil é uma maneira de divulgar o nome por trás do produto. “É uma forma de reconhecer o designer e não só o produto. No Brasil, o profissional de Design ainda não é tão valorizado e um prêmio como o Idea/Brasil ajuda a mudar essa cultura”, pontua o professor.
Também representando a Mauá, o aluno Rafael Augusto Berloffa, da 4.ª série do curso de Design do Produto, conquistou a Medalha de Bronze na categoria Estudantes, com o Projeto Lavadora Tilt Out. Desenvolvido em 2010 no concurso para a empresa MABE Eletrodomésticos, esse projeto também contou com participação do professor Marcos Batista como orientador.
De acordo com a professora Claudia, coordenadora do curso de Design do Produto do Instituto Mauá de Tecnologia, esta é a primeira vez que o curso de Design do Produto tem um projeto premiado nesse evento, “o que comprova a qualidade da instituição, fortalece a marca e a reputação da escola”, diz. "O aluno deixar a faculdade com um prêmio desse porte no currículo é tudo", comemora Claudia. "Não dá para desejar algo melhor no portfólio de alguém que ainda está se formando”.
Na opinião da coordenadora, o Prêmio Idea/Brasil é de grande importância não só por unir num único evento os principais nomes de design do país como também por ter repercussão internacional. "O Idea/Brasil, assim como o prêmio do Museu da Casa Brasileira (o único do país especializado em design e arquitetura, uma referência nacional e internacional nesses temas), é um dos principais prêmios de design do país", aponta Claudia.
Rafael Berloffa, aluno de Design de Produto da Mauá, conquista medalha de bronze no Prêmio IDEA/Brasil
|