Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia realiza ensaios de certificação de Guard rails para ABNT
Guard rails brasileiros começarão a ser testados no Centro de Pesquisa da Mauá de acordo com normas da ABNT
A Divisão de Ensaios e Análises do Instituto Mauá de Tecnologia recebeu da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) certificação para realizar ensaios de Defensas Metálicas.
Defensa Metálica, também conhecida como Guard rail, é uma proteção instalada na lateral de rodovias para conter veículos desgovernados. Os ensaios de certificação ABNT NBR 6970 - Defensas Metálicas Zincadas por Imersão a Quente – avaliam as propriedades mecânicas e químicas das peças.
“Esta certificação coroa a atuação do Instituto Mauá de Tecnologia na área de controle da qualidade de materiais referentes à sinalização e segurança viária”, afirma a engenheira Silvia Cristina Mugnaini, da Divisão de Ensaio e Análises do Centro de Pesquisas do Instituto Mauá de Tecnologia.
Silvia explica que a Comissão de Estudo de Segurança no Tráfego, do Comitê Brasileiro de Transportes e Tráfego, elabora as normas para testes dos dispositivos de segurança utilizados nas rodovias e o Centro de Pesquisa da Mauá os testa.
O pessoal técnico do Centro de Pesquisas integra as Comissões de Sinalização Horizontal, Vertical e de Segurança de Tráfego há mais de três décadas. “Colaboro na elaboração de novas normas, revisão das normas existentes e nos testes realizados nos materiais para sinalização e segurança”, conclui a engenheira Silvia Cristina, que também representa a Mauá nessas comissões.
Engenheira Silvia Cristina Mugnaini, da Divisão de Ensaio e Análises do Centro de Pesquisas da Mauá
|