Alunos do Instituto Mauá de Tecnologia vão a Limeira para o Teste Folha Mauá
Alunos da Mauá participam do teste Folha Mauá em Chevrolet Camaro SS
Quem não gostaria de sentir a sensação de acelerar um super carro esporte numa reta com mais de um quilômetro e meio de extensão? Pois foi exatamente o que fizeram, com total segurança, os alunos da primeira série de Engenharia, João Paulo Neves e Lucas Marcotti, vencedores da promoção Teste Folha Mauá “Velozes e Curiosos”.
“Vivenciamos na prática testes de aceleração, retomada e frenagem num Chevrolet Camaro SS, cujo motor desenvolve 408 cavalos de potência”, explica o técnico de ensaio de veículos Hiussen Guilherme de Favari, responsável pelos testes na divisão de Motores e Veículos do Centro de Pesquisas da Mauá. O teste ocorreu em 04 de junho na pista da empresa TRW (multinacional de segurança automotiva, fabricante do freio Varga), em Limeira, interior de São Paulo. De acordo com Hiussen, a reta do circuito oval tem 1800 metros.
“Na etapa de aceleração buscamos o menor tempo que o carro leva para cobrir mil metros, partindo do repouso e de 0 a 100 fizemos em exatos 5,78 segundos”, conta Hiussen, que também é aluno da última série de Engenharia Mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia. Os instrumentos utilizados para o teste são mais precisos do que os do painel do carro. “Vale ressaltar que o carro rodava com gasolina comum e transportava três pessoas, o técnico, o aluno e um acompanhante do aluno”.
“A sensação é fantástica. Nunca tinha andado num carro com tanta potência assim. Atingimos 232 km/h antes da curva”, comemora Cláudio Neves, pai de João Paulo. O teste de frenagem, no entanto, parece ter sido o ponto alto da experiência. “O que mais me impressiona é a frenagem, nunca tinha experimentado nada semelhante. Ele freia com tudo; o impacto é impressionante”, relata. “Vou pedir um carro como esse quando meu filho receber o seu primeiro salário de engenheiro”, brinca Neves a respeito do filho.
Além dos testes de retomada, aceleração e frenagem, também foram realizadas aferições do consumo de combustível do veículo e medições do nível de ruído no interior do carro com os vidros fechados.
Aluno da primeira série de Engenharia Mecânica, João Paulo também aprovou a experiência. “Fiquei bem feliz, ainda mais porque, justamente, estou cursando Mecânica. Isso me incentivou ainda mais a estudar na Mauá”, diz. O estudante afirma ter gostado mais do teste de aceleração. “Chegar ao máximo do carro. O coração vai a milhão, quase sai da boca”, rememora João Paulo.
De acordo com Hiussen, a Instituição pretende realizar uma segunda edição do Teste Folha Mauá no segundo semestre de 2011. “Será feito com o mesmo carro e a mesma forma de sorteio para definir os participantes que, desta vez, serão alunos do Ensino Médio, potenciais engenheiros do Instituto Mauá de Tecnologia”, adianta.
|