Nova matriz curricular da Mauá forma o profissional que o mercado exigirá em 2030
Revisão amplia visão sistêmica, integração prática e competências computacionais para atender às demandas do futuro
Formação para 2030: alunos desenvolvendo competências técnicas, humanas e uma visão consciente sobre o impacto da tecnologia
A formação universitária precisa acompanhar as transformações aceleradas do mercado. Com esse compromisso, a Mauá adotará, a partir de 2026, novas matrizes curriculares. A reformulação abrange todos os cursos de graduação e marca um passo decisivo rumo a uma formação ainda mais alinhada aos desafios da próxima década.
“Não se trata apenas de atualizar conteúdos, mas de desenvolver competências e habilidades, de preparar profissionais para atuarem em contextos mais éticos, computacionais e humanos, além dos especializados. O profissional de 2030 precisará não apenas dominar novas tecnologias, mas compreender e aplicar seus impactos sociais e ambientais de forma consciente”, afirma a professora Ana Paula Serra, pró-reitora de graduação da Mauá.
A nova estrutura curricular foi concebida para integrar competências técnicas com habilidades humanas, visão sistêmica e aprendizagem contínua. Temas como Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Sustentabilidade, Negócios e Diversidade passam a ser pilares presentes na formação de todos os cursos, independentemente da área de atuação. Além disso, o novo modelo favorece trajetórias formativas mais personalizadas e amplia a participação dos estudantes em projetos reais, atividades interdisciplinares e ações de extensão com impacto social.
Segundo a professora Ana Paula, o processo de reformulação partiu de uma série de fatores como a expansão das tecnologias digitais, as novas diretrizes nacionais, a diversidade crescente do perfil discente, o avanço da internacionalização e, sobretudo, a urgência em formar profissionais com pensamento crítico, adaptabilidade e responsabilidade social. “A nova matriz reforça ainda mais a nossa identidade acadêmica, sem perder a conexão com o futuro do trabalho”, destaca. A Profª Ana Paula Serra, pró-reitora de Graduação, destaca a união entre tecnologia, ética e responsabilidade social na formação para 2030
Cada curso passou por um nível diferente de atualização. As Engenharias passaram pela transformação mais profunda, com maior integração entre teoria e prática com uso da tecnologia computacional aplicadas a projetos. Os cursos mais recentes da Mauá, como Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Relações Internacionais, Inteligência Artificial e Ciência de Dados e Arquitetura, por sua vez, receberam ajustes de consolidação, assim como o curso de Administração. Os novos cursos, como ADS e Economia, foram totalmente concebidos dentro da lógica da nova matriz.
O projeto vem sendo construído desde 2024, em parceria com diversas áreas da Instituição, como a Superintendência, Reitoria, Coordenações de curso, professores, estudantes, NDEs e colegiados. “Esse foi um movimento coletivo, baseado em evidências e alinhado às melhores práticas nacionais e internacionais. O engajamento de todos mostrou o quanto a Mauá está preparada para avançar com solidez nesse caminho”, afirma a pró-reitora.
Além de proporcionar maior coerência entre as competências e os perfis dos egressos, a nova matriz curricular fortalece a aprendizagem por experiência e o vínculo entre teoria e prática. “Queremos formar profissionais capazes de resolver problemas reais, com pensamento interdisciplinar, empatia, ética e domínio técnico. Com a implementação da nova matriz, a Mauá reafirma seu protagonismo como instituição de excelência em educação tecnológica, inovadora e comprometida com a sociedade”, conclui a professora Ana Paula Serra.
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