Mauá completa 64 anos e amplia fronteiras com inovação e futuro na Educação
Instituição celebra trajetória de excelência com foco em impacto social, sustentabilidade e educação transformadora
Em 2025, o Instituto Mauá de Tecnologia celebra 64 anos de uma história marcada por inovação, compromisso social e excelência acadêmica. Ao longo de mais de seis décadas, a Mauá formou gerações de profissionais preparados para atuar com protagonismo nos principais desafios do Brasil e do mundo, com forte vínculo com o meio empresarial, sólido embasamento técnico e formação voltada para o impacto real na sociedade.
Para o professor José Carlos de Souza Jr., Superintendente Geral da Mauá, o que define a Instituição atualmente é seu equilíbrio entre tradição e inovação. “A Mauá é como um meio líquido. Não tem o engessamento que por vezes solidifica e imobiliza as instituições mais tradicionais, mas também não é fragmentada, caótica nem imprevisível. Ela encontra força na forma como seus elementos interagem: pessoas, laboratórios, áreas do conhecimento e o vínculo com a sociedade. É da complexidade dessas relações que a Mauá emerge como uma Instituição única”, afirma.
Essa característica se traduz numa cultura institucional própria, enraizada no respeito à história e ao olhar visionário dos fundadores. “A Mauá nasceu sem recursos financeiros, mas com um enorme propósito. Desde o início, sua força veio da relação com a sociedade e com as empresas. A extensão sempre esteve em nosso DNA. A busca por formar pessoas com visão ampla e impacto positivo no País só é possível por esse vínculo forte com o mundo real”, explica. Para o Superintendente José Carlos de Souza Jr., formar para o futuro vai além da técnica: exige empatia, flexibilidade e propósito.
Em 2025, esse espírito inovador se renova por meio de movimentos estratégicos, como a reforma curricular a ser implementada em 2026. A nova matriz amplia a flexibilidade dos percursos formativos, integra teoria e prática com mais profundidade e reforça temas essenciais como ética, sustentabilidade, diversidade, inteligência artificial e inovação. “Formar para o futuro exige mais do que conhecimento técnico. Exige competência, empatia, flexibilidade e uma compreensão clara de que a tecnologia é meio e não fim”, destaca o Superintendente.
A Mauá também reforça seu compromisso com a pesquisa aplicada, com investimentos expressivos em novos equipamentos e infraestrutura de ponta. Esses esforços visam formar alunos preparados não apenas para acompanhar a evolução do mercado, mas também para liderar transformações e propor novas soluções. “Não queremos formar apenas profissionais prontos para o mercado. Nosso objetivo é formar protagonistas que levem novas visões para o mercado, que proponham novos caminhos”, relata José Carlos de Souza Jr.
Essa visão também orienta o fortalecimento da pós-graduação e a ampliação das conexões com empresas, governos e instituições educacionais. “Com programas de pós-graduação mais conectados com as demandas do mercado e um potente Centro de Pesquisas, buscamos desenvolver soluções aplicáveis de alto impacto em parceria direta com as principais cadeias econômicas ”, afirma.
Ao completar 64 anos, a Mauá celebra sua trajetória e cumprimenta as pessoas que a constroem todos os dias. “A Mauá é fruto dos alunos, professores, colaboradores e parceiros que, com excelência, dedicação e propósito, ajudaram a nos trazer até aqui. Minha palavra neste aniversário é de agradecimento. . Que todos se sintam parte dessa conquista e que continuemos juntos no caminho de transformar vidas por meio da formação e da produção de conhecimento”, finaliza o Superintendente.
|