|
|
André Freire, engenheiro formado pela Mauá, conta como chegou à presidência de uma multinacional aos 35 anos
Freire orientou os alunos sobre como comportar-se durante a vida de estudante e no mercado de trabalho
Formado em Engenharia Civil e atual presidente da Terex Latin America, André Freire falou sobre sua carreira em palestra ministrada no último 7 de abril para pais e alunos do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia no campus de São Caetano do Sul.
Na palestra, intitulada “De vendedor a presidente em 10 anos”, André Freire apresentou uma analogia entre as agruras do mercado de trabalho e sua trajetória profissional. Desde sua formação universitária, Freire passou pela maioria dos problemas enfrentados por muitos jovens em início de carreira, como não ter ideia para qual carreira prestar vestibular, trabalhar em áreas totalmente distintas de sua formação e encontrar com gestores despreparados. Freire contou como chegou de vendedor a presidente de uma multinacional com 35 anos de idade e debateu com a plateia conceitos que podem ajudar os alunos e executivos em suas decisões na vida pessoal e profissional.
Questionado se havia sofrido algum tipo de preconceito ao assumir um cargo de liderança tão jovem, Freire respondeu que sim, porém sempre lidou bem com a situação. Revelou que logo no início na Terex, para conseguir gerenciar sua equipe composta prioritariamente por profissionais mais experientes, afirmava que estava numa posição de liderança apenas porque chegou antes, e não necessariamente por ser melhor que outros profissionais do grupo. Essa lição de humildade, por sinal, é uma das características dos grandes líderes que buscam contratar funcionários “melhores” que eles. O objetivo é que todos se sintam bem, trabalhando juntos e, dessa maneira, não criem barreiras que atrapalhem o seu crescimento profissional e, consequentemente, da própria empresa. Atualmente, quatro executivos do alto escalão da empresa são formados pela Mauá.
Dicas aos alunos
Freire contou que é importante todas as pessoas buscarem a orientação de um mentor e estabelecerem objetivos tanto para sua carreira quanto para a vida pessoal. Há anos, o executivo define metas para o ano seguinte, e para os próximos três e cinco anos. “Atualmente seu principal objetivo é ajudar as pessoas quanto ao crescimento na vida pessoal e profissional.”
As características consideradas mais importantes por Freire, ao contratar um profissional, são: brilho nos olhos; senso de prioridade; coragem para errar e aprender; tolerância às mudanças; perfil questionador; vontade de crescer; ética e integridade. Algumas dicas também foram elencadas para os líderes do futuro: inspirar sua equipe por meio dos seus próprios valores, buscar melhoria contínua, sempre superar as metas estabelecidas e, principalmente, desenvolver novos líderes.
De acordo com oAndré Freire, o pensamento racional e a capacidade de resolver problemas complexos foram as principais características desenvolvidas por ele durante o curso de Engenharia. “É extremamente importante manter os bons relacionamentos iniciados durante a faculdade, tanto com professores quanto com seus colegas. Atualmente redes sociais como o Linkedin facilitam a manutenção desses contatos”, comenta ele.
Questionado por uma aluna sobre o momento ideal para a realização de um intercâmbio, recomendou aos estudantes que o realizem o quanto antes, pois traz maturidade e proporciona novas experiências, além do aprendizado de um novo idioma. O executivo também falou sobre o programa de estágio da Terex, afirmando que durante um ano os estagiários, dos quais 96% são efetivados, atuam em cerca de quatro áreas distintas o que permite ampliar seus conhecimentos sobre diferentes áreas, antes do término do contrato.
Por fim, André agradeceu e elogiou a oportunidade de voltar à Instituição, afirmando ser fundamental a troca de experiências entre os alunos atuais e ex-alunos da Mauá. “Dessa forma, os alunos têm chance de se integrarem e conhecerem diferentes experiências profissionais”, concluiu André Freire, presidente da Terex Latin America.
|