|
|
O Instituto Mauá de Tecnologia e seus 50 anos na educação brasileira
Mauá palco de debates, cenário de descobertas e testemunha de superações no ensino superior brasileiro
Fundado em 1961 com o objetivo de contribuir com a formação profissional de engenheiros que iriam, nas suas áreas, colaborar com o crescimento econômico do País, o Instituto Mauá de Tecnologia comemora 50 anos. Palco de debates, cenário de descobertas, testemunha de superações que embalaram a ascensão de alunos que saíram diretamente do campus para carreiras de sucesso, a Mauá ocupa um lugar de destaque na história da educação nacional, graças ao conceito de atrelar tecnologia ao método de ensino.
Na época da fundação do Instituto Mauá de Tecnologia, o Estado de São Paulo contava apenas com seis escolas de Engenharia, muito pouco para suprir a demanda de um dos melhores momentos econômicos brasileiros, a era JK, na qual o desafio era desenvolver “50 anos em cinco”. Embalado pelo crescimento do País, o ensino superior decolou e foram abertos diversos cursos para inúmeros perfis estudantis. De 1960 até 2009, o número de instituições de ensino superior no País saltou de 260 para 2.314 universidades, centros universitários e faculdades, públicas e privadas, e de 10 mil formados para mais de 820 mil formados.
Contudo, como o crescimento econômico de um País está intrinsecamente ligado à qualidade do ensino e a demanda não acompanhou a oferta, o País sente hoje a falta da mão de obra qualificada em diversas áreas; entre elas a da Engenharia. Em 2009, somente 14% dos jovens de 18 a 24 anos frequentavam cursos superiores no Brasil.
A qualidade do quadro docente também merece uma reflexão constante de todos os envolvidos na educação brasileira. Mesmo melhorando a cada ano, ainda são poucos os incentivos para bolsas e incipiente o fomento à pesquisa. Segundo o MEC, o número de doutores que lecionam em universidades cresceu 16% em 2010 em relação ao ano anterior, chegando a 27% do total, sendo os demais mestres (36%), especialistas (29%) e graduados (8%).
Diante desse panorama, o Brasil vê-se no momento de discutir de forma realista e construtiva a qualidade da educação superior brasileira, pois somente assim seremos capazes de preparar grandes líderes e colaborar de forma efetiva para o crescimento econômico e social do País.
Com esse propósito, a Mauá investe na formação de seus alunos e na especialização de seus profissionais, no estímulo a grandes ideias e na inovação tecnológica. Em meio século de existência, o Instituto Mauá de Tecnologia formou mais de 17.000 profissionais na graduação e mais de 13.000 em pós-graduação, em diversas áreas. Certamente, a Instituição continuará colaborando para a formação profissional no Brasil, com significativa participação na história da educação nacional.
Boa leitura!
|