INFOMAUÁ Mauá
edição 168 - Novembro de 2025

Quando a engenharia encontra visão estratégica

Com trajetória consolidada na indústria, Auri Cesar Marçon, ex-aluno de Engenharia Mecânica, retorna à Mauá como conselheiro

Formado em Engenharia Mecânica pela Mauá, com pós-graduação em Marketing e Finanças, Auri Cesar Marçon transformou sua formação acadêmica numa sólida trajetória no setor industrial. Ex-morador de São Caetano, ele conta que a escolha pela Mauá foi natural: além da bolsa parcial e da facilidade de acesso, o ambiente acolhedor da Instituição foi decisivo. “A receptividade de colegas e professores me fez optar pela Mauá. Apesar de também ter passado em outros vestibulares, não tive dúvidas de que a Mauá era a melhor escolha”, relembra.

Sua carreira profissional começou no Itaú Planejamento e Engenharia, em projetos industriais, e logo se expandiu para a Rhodia S.A., um dos maiores conglomerados químicos do País. Lá, Auri consolidou sua experiência em projetos e liderou equipes em unidades de polímeros e têxteis, acumulando conhecimentos técnicos e gerenciais.

Um marco de sua atuação foi o pioneirismo no desenvolvimento da reciclagem de garrafas PET no Brasil, numa época em que pouco se falava de sustentabilidade. “Tenho muito orgulho de ter participado dessa iniciativa, que hoje movimenta bilhões de reais e impacta também o desenvolvimento social no País”, destaca Auri.

. Auri Marçon transformou sua formação em Engenharia na Mauá em uma carreira sólida e pioneira.Com cerca de 15 anos de experiência, assumiu a liderança de negócios na Rhodia e, posteriormente, foi convidado pelo grupo francês Total para ser CEO de atividades químicas no Brasil. Em 2019, fundou a Mastersenso, consultoria voltada à competitividade industrial, já responsável por mais de 30 projetos em setores como o químico, agrícola, de alimentos e embalagens. Além disso, há 15 anos, preside a Associação Brasileira da Indústria de PET, atuando em pautas institucionais e de mercado. Recentemente, retornou à Mauá como membro do Conselho Diretor, fortalecendo ainda mais os laços com a Instituição.

De acordo com Auri, a formação na Mauá foi determinante para abrir-lhe portas. “As grandes empresas recrutavam seus engenheiros entre poucas escolas de excelência, e a Mauá sempre esteve nesse seleto grupo. Isso fez a diferença no começo da minha carreira e continua sendo um diferencial no mercado”, ressalta.

Durante a graduação, Auri desenvolveu habilidades fundamentais, como resiliência e capacidade de análise. “Um engenheiro se diferencia pela busca incessante por soluções. Para quem almeja liderança, é preciso foco, flexibilidade nas negociações e, sobretudo, obstinação pelos objetivos”, mantendo sempre a ética em suas atitudes, afirma.

Olhando para o futuro, o ex-aluno acredita que áreas como alimentos, engenharia, biotecnologia, mobilidade urbana, tecnologia da informação e logística devem impulsionar as próximas décadas. “Vejo nesses segmentos um vasto campo para crescimento e inovação. Aos engenheiros que iniciam a sua jornada, o conselho é manter a resiliência e a visão de longo prazo. Os desafios sempre vão existir, mas a determinação é o que abre os melhores caminhos”, conclui Auri Cesar Marçon.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©