INFOMAUÁ Mauá
edição 163 - Junho de 2025

Instituto Mauá de Tecnologia sedia o XII SIIMI com a exposição Singularidades – PRÁXIS

Evento e exposição trouxeram reflexões sobre tecnologia, inovação, materialidade e cultura

O Instituto Mauá de Tecnologia sediou, de 21 a 23 de maio, o XII Simpósio Internacional de Inovação em Mídias Interativas (SIIMI 2025), principal evento da rede Media Lab/BR. Com o tema prÁxIs, o encontro reuniu especialistas do Brasil e do exterior para debater  a intersecção entre mídias interativas e inteligência artificial, promovendo a integração entre teoria e prática em áreas como arte, cultura digital, design e inovação.

Exposição PRÁXIS Trabalho: Arfares 330. Criação: Agda Carvalho ( LAB DESIGN/MAUA e MEDIALAB/MAUA), Murilo Orefice (LAB DESIGN/MAUA), Guilherme Ikeda (FAB LAB/MAUA), Luisa Paraguai (MEDIALAB/PUC- CAMPINAS) e Cleomar Rocha (MediaLab/BR).Um dos grandes destaques do evento foi a exposição Singularidades – PRÁXIS, resultado da primeira Residência Artística realizada no Instituto Mauá de Tecnologia. A iniciativa, desenvolvida em parceria com grupos de pesquisa de São Paulo, começou em fevereiro com atividades remotas e com encontros presenciais pontuais. Os integrantes atuaram em ambientes criativos e colaborativos, desenvolvendo práticas voltadas à reflexão sobre os resíduos gerados nos processos de criação.

Para a professora Agda Carvalho, do curso de Design do IMT,  uma das organizadoras do simpósio, a exposição evidencia o papel do Instituto Mauá de Tecnologia como elo entre pesquisa, cultura e tecnologia. “Esses projetos ressignificaram a materialidade e os processos para pensar projetos futuros com foco no contexto global”, ressalta.

Com uma abordagem crítica e inovadora, essa é a primeira Residência Artística realizada pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que atuou com os laboratórios FabLab/Mauá e de Microscopia Avançada. Participaram ainda grupos do Lab Design, da Mauá; Realidades, da USP; GIIP e CAT da UNESP; GAADH | DASMind, da Unicamp e Media LAB/BR com pesquisadores da PUC – Campinas e UFG.

“A residência artística fortalece as relações entre os grupos de pesquisa de São Paulo que atuam na relação entre Arte, Design e Ciência. Participaram professores, mestrandos, doutorandos e alunos de graduação das instituições. Os alunos do curso de Design da Mauá contribuíram nas discussões e nas realizações de alguns dos trabalhos expostos, além de auxiliarem na montagem dos projetos, o que integrou todos”, destaca Agda.

Atividades paralelas


Livro Conectografias O livro “Conectografias do Contemporâneo”, lançado durante o SIIMI, une design, arte e ciência, com participação de alunos e contribuições de pesquisadores do Brasil e da Colômbia.Além da exposição, o SIIMI contou com conferências, mesas-redondas, oficinas e sessões de comunicação, reunindo um público variado de intelectuais, estudantes, empreendedores e interessados em inovação e cultura digital.

Entre os convidados, estavam Manuela Naveau (Universidade Linz e Festival Ars Eletrônica -Áustria); Hamilton Mestizo Reys (Universidad de Tecnología, Arte y Diseño - Madri); Silvia Buitrago (Universidad Jorge Tadeo Lozano - Colômbia) e Lúcia Santaella (PUC – SP).

Durante o SIIMI, também foram lançados  livros e estudos especiais. Um dos destaques é a obra “Conectografias do Contemporâneo”, da coleção “Design, Arte e Ciência”, que será disponibilizada no Portal de Livros Abertos do Instituto Mauá de Tecnologia. Toda a parte gráfica foi desenvolvida com a participação dos alunos do curso de Design.

O livro reúne contribuição de pesquisadores do Brasil e da Colômbia; entre eles, a participação da Professora Agda Carvalho e do Reitor Marcello Nitz na organização, além do Superintendente de Desenvolvimento Institucional e Acadêmico, José Carlos de Souza Jr., como um dos autores. Com uma abordagem plural e investigativa, a obra explora temas como entrelaçamentos tecnossociais, as linguagens, os territórios, a inteligência artificial, a arte sonora e as utopias tecnológicas – tornando-se uma leitura essencial para quem deseja compreender as transformações atuais na ótica da interconectividade e da criação crítica.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©