INFOMAUÁ Mauá
edição 162 - Maio de 2025

Engenharia com propósito - a jornada de Gisele Tonello até a vice-presidência da Stellantis

Com uma carreira marcada por pioneirismo e visão estratégica, executiva destaca a importância da educação, da diversidade e do avanço tecnológico no setor automotivo

Formada em Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pelo Instituto Mauá de Tecnologia, em 1997, e com MBA em Gestão de Engenharia de Produtos, Gisele Tonello construiu uma carreira sólida e inspiradora na indústria automotiva. Sua escolha pela engenharia foi impulsionada pela afinidade com disciplinas exatas e pelo aquecimento do mercado de telecomunicações na época. “A Mauá é amplamente reconhecida pela qualidade do seu ensino, e eu tinha plena confiança de que uma formação acadêmica sólida abriria diversas oportunidades, especialmente no começo da minha trajetória profissional”, destaca Gisele Tonello.

Embora não tenha iniciado profissionalmente no setor de telecomunicações, Gisele encontrou seu caminho na área de engenharia de uma grande empresa do setor automotivo, onde permaneceu mais de 20 anos. Lá, atuou majoritariamente em desenvolvimento e validação de sistemas eletroeletrônicos. Em 2017, assumiu uma nova missão dentro da mesma empresa: liderar a expansão dos serviços conectados para toda a América do Sul, o que marcou sua transição para uma atuação mais estratégica e orientada  para os negócios.

. Gisele Tonelli é Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica pelo Instituto Mauá de Tecnologia.Há cerca de um ano, Gisele aceitou o convite para integrar o time da Stellantis América do Sul como vice-presidente de Negócios de Software. Em sua nova função, apoia a transformação da empresa rumo à liderança em mobilidade sustentável e tecnologia. “A área de software está crescendo rapidamente em todo o mundo, impulsionada pela digitalização, automação e o uso crescente de inteligência artificial”, explica.

Gisele reconhece que sua base educacional foi essencial para navegar pelos desafios e oportunidades da carreira. “A formação que recebi no Instituto Mauá foi fundamental para o meu sucesso. Desde o estágio, até posições de liderança, a abordagem prática e o foco em inovação fizeram toda a diferença. Além disso, vale ressaltar a importância do desenvolvimento de habilidades como comunicação, inteligência emocional e visão estratégica para ocupar cargos de liderança”, destaca.

Por fim, a executiva destaca o avanço da representatividade feminina em setores de engenharia e liderança, historicamente dominados por homens. Ela relembra que, na época da graduação, apenas oito das 80 vagas eram ocupadas por mulheres e ressalta: “É extremamente gratificante ver como a presença feminina no setor automotivo vem crescendo a cada ano.”

Na Stellantis, políticas globais de diversidade e inclusão já garantem mais de 35% de mulheres em cargos de liderança. “Assumir posições de liderança e servir como inspiração para outras mulheres, mostrando que é possível alcançar altos cargos sendo mãe e profissional, é algo de que tenho muito orgulho”, conclui Gisele Tonello.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©