|
|
Melhores Momentos 2010
Um ano de muitas premiações e conquistas
O ano de 2010 foi marcado com a conquista do conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC)
Entre tantas boas notícias deste ano que chega ao fim, a conquista do conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC) pela Mauá é, sem dúvida, um ponto a destacarmos. No começo de agosto, o Centro Universitário da Mauá obteve nota cinco na avaliação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa do Ministério da Educação – INEP/MEC. Essa avaliação acontece periodicamente, quando as instituições precisam passar por um processo de recredenciamento e atender rigorosamente aos critérios estabelecidos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.
Outras notícias conferiram orgulho e satisfação à Mauá durante o ano. Já em fevereiro, com o ano letivo começando, a instituição teve três de seus laboratórios credenciados pela Agência Nacional do Petróleo e Gás Natural e Biocombustíveis – ANP. Com a certificação dos Laboratórios de Engenharia Química e Alimentos, de Engenharia de Bioquímica e o Laboratório de Microondas, a Mauá passa a ser reconhecida como uma instituição capaz de realizar com eficácia pesquisas nas áreas de energia e refino. Ainda em fevereiro, em sintonia com a evolução de alguns setores da economia nacional, Mauá dedicou-se a desenvolver novos cursos para o setor de gás e petróleo. Entre eles, o curso de MBA Engenharia e Negócios do Gás e Petróleo e o de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Gerenciamento de Canteiro de Obras Civis.
Uma equipe de alunos representou a Mauá, de 08 a 11 de abril, na 16ª edição do SAE BAJA Internacional, uma das mais disputadas competições off-road do mundo, realizada na Carolina do Sul - EUA. O evento internacional contou com cerca de 100 equipes dos Estados Unidos, Canadá, México e Brasil e colocou todos os protótipos à prova em inúmeros quesitos: desde apresentações técnicas, como a entrega de relatórios descritivos dos carros, até as difíceis provas dinâmicas, como provas de tração, aceleração e manobrabilidade. A Mauá ficou entre as 10 melhores equipes da competição internacional, classificando-se em 7º lugar.
O primeiro semestre também marcou a indicação, pelo Conselho Diretor do IMT, do novo presidente do Instituto Mauá de Tecnologia, o engenheiro Fernando Quartim Barbosa, e a nomeação do professor Carlos Alves de Lima Nascimento para a diretoria da Escola de Administração Mauá.
Encerrando esse período do ano, a Mauá pode comemorar a classificação dos alunos do curso de Design de Produto no Prêmio Whirpool Inova. Na categoria Design, o 5.º lugar foi conquistado pelos alunos Murilo Gonçalves e Guilherme Rodrigues, que apresentaram a Sonora, uma lavadora de louças ultrassônica. Na categoria Engenharia, a Mauá obteve a 4.ª e a 5.ª colocações. O quarto lugar ficou com os futuros engenheiros, André Cunha e Mirna Lunetta, que criaram o Refrigerador com Sistema de “Levitação” e, em quinto lugar, ficou a equipe formada pelos alunos Eduardo Vilas Boas, Leandro Ferracioli e Lucas Palhares, do curso de Engenharia Elétrica, que projetou o Refrigerador Cortina de Ar Frio.
Em julho, foi a vez dos alunos da Mauá participarem da 7.ª Maratona da Eficiência Energética, no Kartódromo Ayrton Senna. A Mauá ficou em 1º lugar na modalidade elétrica com o protótipo EcoMauá 2.
Em agosto, de volta às aulas, algumas premiações foram motivo de orgulho para a Mauá. O professor Marcos Batista e o designer Leonardo Romeu foram premiados pela inovação de um de seus projetos. Conquistaram o prêmio House & Gift de Design na categoria eletrodoméstico/ linha branca. O aluno da 6.ª série de Engenharia Elétrica, Leandro Farias Alvernaz, chegou à semifinal do programa de estágio do Grupo Altran, um dos mais concorridos do Brasil.
Rafael Augusto Berloffa, aluno da 3.ª série do curso de Design do Produto da Mauá, foi o vencedor do Prêmio MABE de Melhor Design para Máquina de Lavar Roupas, por sua originalidade e criatividade.
Ainda em agosto, o coordenador do curso de Engenharia de Produção Mecânica e professor da Especialização em Engenharia de Embalagem, Antonio Carlos Dantas Cabral, foi homenageado como a “Personalidade do ano”, por conta da indicação de diversos profissionais do ramo de embalagens, durante o Prêmio ABRE da Embalagem Brasileira 2010.
Em 25 de setembro, no campus da instituição em São Paulo, foi apresentado o Projeto Amigos da Mauá, no qual alunos da 3.ª série do curso de Administração apresentaram o trabalho ‘Selo Social – Projeto Olhar Solidário’, desenvolvido exclusivamente para a Associação Beneficente & Comunitária do Povo (ABCP) de São Paulo. Em decorrência desse projeto A Escola de Administração Mauá conquistou, pela segunda vez, o Selo Social da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES).
Em setembro, o IMT firmou um acordo com a IBM Brasil, por meio do programa “IBM Smart Professional”. Inovador e com custo acessível, o acordo permitirá a certificação dos alunos da Mauá em ferramentas de ponta e imprescindíveis à gestão. A certificação é feita virtualmente, na própria universidade, e habilita instrutores para aplicar aos alunos e docentes treinamento na utilização de ferramentas de tecnologia da informação.
O Instituto Mauá de Tecnologia também assinou um convênio de cooperação com a Metalfrio Solutions, uma das maiores indústrias de equipamentos de refrigeração comercial do tipo plug-in. Por meio desse acordo, os alunos da Mauá poderão participar de projetos que serão desenvolvidos em parceria com a empresa, por meio do Centro de Pesquisas.
Aerodesign – com o empenho das equipes formadas pelos estudantes, a Mauá marcou presença na SAE Brasil Aerodesign 2010, que aconteceu no final de outubro, no Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), em São José dos Campos (SP). A equipe Ideafix conquistou a terceira colocação na classe micro, apresentando um aeromodelo de asa alta e motor com configuração trator.
No final de outubro, a equipe MauaBots, representada por 25 alunos e 4 professores, destacou-se na Competição Latino Americana de Robótica, na qual apresentou excelente desempenho. Confira, abaixo, os resultados.
Categoria Humanóide:
• 1º lugar na Competição Brasileira
• 2º lugar na Competição Latino Americana
Categoria Very Small:
• 3º lugar nas Competições Latino Americana e Brasileira
Categoria Lego:
• 3º lugar nas competições Lato Americana e Brasileira
Para finalizar o ano, alunos da Mauá conquistaram mais premiações. As formandas Bruna Bertin, Flávia Gazoti e Mayla Cáfaro, do curso de Engenharia Química, conquistaram a 2.ª colocação no 2.º Prêmio Suvinil de Inovação com o trabalho de conclusão de curso “Tinta repelente contendo d-limoneno”. E o aluno do curso de Design do Produto, Fábio Eduardo Hukai, foi o vencedor na categoria Universitário do Prêmio Excelência em Compósitos da Feiplar Composites & Feipur 2010 com o projeto LONTANO, um veículo náutico inédito no mercado.
A equipe EcoMauá 2 foi campeã da Maratona da Eficiência Energética 2010, na modalidade elétrica
|