edição 19 | Dezembro de 2010    

Presença internacional em evento promovido pela Mauá

Evento aeroespacial Embedded Digital Systems for Space Applications fecha calendário de eventos com chave de ouro


Seminário Brasil-França Embedded Digital Systems for Space Applications teve a presença de palestrantes internacionais

Em 02 e 03 de dezembro de 2010, o campus da Mauá em São Caetano do Sul foi palco de um evento inédito. A Mauá promoveu para docentes, pesquisadores, profissionais das áreas de defesa e aeronáutica e da indústria aeroespacial o Seminário Brasil-França Embedded Digital Systems for Space Applications. O evento, com participação gratuita, contou com palestrantes estrangeiros, que abordaram diferentes temas voltados para a área aeroespacial, como sistemas de alta confiabilidade e softwares espaciais, além de aspectos da implementação de sistemas eletrônicos embarcados.

“O seminário abordou o ‘estado da arte’ em eletrônica embarcada aeroespacial, possibilitando aos presentes discutir com especialistas e, ao mesmo tempo, obter um resumo precioso de condições de contorno para um projeto na área”, define o coordenador do evento e professor de Engenharia Elétrica da Mauá, Vanderlei Cunha Parro.

O evento contou com a experiência de três palestrantes franceses: o Engenheiro de Pesquisa do Departamento de Astrofísica da Commisariat à l’Energie Atomique, Frédéric Pinsard, e os Engenheiros de Desenvolvimento do LESIA - Laboratoire d'études spatiales et d'instrumentation en astrophysique do Observatório de Paris, Loïc Gueguen e Philippe Plasson. Convidados pelo professor Parro, os profissionais dividiram com os participantes um pouco da experiência adquirida ao longo de anos de trabalho ligados ao lançamento e acompanhamento de missões aeroespaciais. “Trouxemos profissionais que já vivenciaram uma missão espacial de sucesso e que hoje podem compartilhar as estratégias utilizadas e os tipos de problemas enfrentados”, conta Vanderlei.

Missões - A MissãoHerschel, lançada em 2009 com o intuito de estudar a formação de galáxias, investigar a formação de estrelas, examinar a química molecular do universo, além de outros propósitos, foi um dos temas apresentados por Fréderic Pinsard. O engenheiro explicou para os participantes um pouco da arquitetura elétrica, partes do satélite e suas funções na missão. Ainda em observação, a Herschel tem previsão para terminar em 2012.

Outra missão aeroespacial apresentada foi o CoRot. O profissional do Observatório de Paris, Loïc Gueguen, passou aos presentes uma visão geral da parte física e do funcionamento elétrico do satélite, lançado especialmente para estudar as oscilações das estrelas, buscar exoplanetas e estudar as variações da luminosidade de uma estrela. Contando com a participação de países como França, Brasil e Alemanha, a missão teve tanto sucesso que a sua duração foi prolongada para 2013. Gueguen também comentou sobre a participação essencial de institutos brasileiros e do professor Vanderlei no projeto, atuando na validação do instrumento.

Segundo o professor Vanderlei, o evento foi excelente, pois abriu novas possibilidades de cooperação entre a Mauá e os institutos franceses. O sucesso também refletiu-se no feed-back positivo dos participantes. Como é o caso do professor de física do Mackenzie, Carlos Guilhermo de Castro, que considerou o evento muito proveitoso, pois, devido a algumas atividades que desenvolve como físico, precisa estar sempre atualizado com o que está ocorrendo na área. “Desenho instrumentos terrestres para avaliar as atividades solares e sempre tenho muito interesse em sistemas embarcados”, afirma.

Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br