INFOMAUÁ Mauá
edição 153 - Junho de 2024

Engenharia Elétrica como destaque nos avanços do mundo

Egresso e conselheiro do IMT relembra sua trajetória e a importância da área no cenário atual

Roberto Bartolomeu Berkes é engenheiro eletricista, formado pelo Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), em 1970. Com especialização em Administração de Empresas e gestão pública e passando por importantes empresas do setor, hoje é conselheiro em diversas instituições e consultor de eletromobilidade.

Devido sua experiência prévia como técnico eletrônico, o engenheiro lembra que sempre teve afinidade com a área, o que o atraiu para o curso e a instituição. "A Mauá sempre teve um nível acadêmico muito alto, reconhecido pelos alunos, por outras academias e pelo mercado. As matérias que tive, principalmente nos três últimos anos, ajudaram-me a me firmar como profissional respeitado, além da profundidade teórica e a visão holística de mercado que recebi. Isso me ajudou muito na minha vida profissional", afirma.. Integrante do conselho do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e especialista em eletromobilidade, Roberto Bartolomeu Berkes é engenheiro eletricista formado no IMT em 1970.

Para o especialista que já atuou em importantes empresas do setor, o cenário atual do mundo chama atenção para a área, que se tem destacado por diferentes soluções para os problemas enfrentados. "A elétrica está-se tornando a protagonista, porque, com as necessidades de as empresas se posicionarem perante as mudanças climáticas e a sustentabilidade, as soluções propostas pela energia elétrica se tornaram a ‘bola da vez’", argumenta.

Entre essas possibilidades, Berkes ressalta a importância e o crescimento na utilização das energias alternativas eólica e solar, além da hidráulica e da nuclear, assim como o hidrogênio verde; a troca de todas as frotas pesadas ou leves de veículos para tração elétrica, a fim de diminuir a emissão de gases de efeito estufa e os acréscimos substanciais na produção de energia, para atender o aumento da demanda, pela troca dos combustíveis poluentes pelo elétrico. Além de ser essencial na infraestrutura de transportes, carregamento elétrico e sistemas de controle e supervisão, utilizando TI, IOT, Inteligência Artificial e muitas outras tecnologias que seguem evoluindo a cada dia.

"Hoje gostaria de ter 50 anos ou menos, pois na área de Engenharia Elétrica e Eletrônica há inúmeras possibilidades e oportunidades de trabalho, com a necessidade de profissionais qualificados cada vez mais com destaque", comenta Roberto Berkes.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©