Inteligência Artificial e o mercado de trabalho: como se preparar?
Com a evolução de recursos tecnológicos e automação de tarefas, é importante ter as ferramentas como aliadas
É importante aprender a utilizar a IA como aliada para a produtividade individual e coletiva dentro das empresas.
Nos últimos tempos, a Inteligência Artificial (IA) tem-se tornado um tópico cada vez mais discutido e utilizado no cotidiano das pessoas. Esse recurso pode ser aplicado em diversos setores e atividades rotineiras, otimizando os processos e aumentando a eficiência do trabalho, desde automação de tarefas, até análise de dados.
O professor Angelo Zanini, Coordenador do curso de Engenharia de Computação O professor Angelo Zanini é Coordenador do curso de Engenharia de Computação do Instituto Mauá de Tecnologia.
do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), explica que a Inteligência Artificial certamente afetará o tipo e a formação dos profissionais que as empresas procuram. “Como as ferramentas de IA têm facilidade na produção de textos e imagens a partir de perguntas ou de solicitações, a capacidade de fazer as provocações corretas a essas ferramentas será um diferencial, bem como a competência da análise crítica dos resultados produzidos e alterações e ajustes serão muito importantes”, observa.
Por isso, neste momento de evolução tecnológica, é necessário aprender a utilizar essas ferramentas como auxiliares para o aumento da produtividade individual e coletiva dentro das empresas, impactando o mercado de trabalho de forma positiva.
Zanini ressalta, ainda, que é importante ter esses recursos como aliados no trabalho diário e não como competidores: “As empresas e as pessoas ainda terão de entregar resultados e as ferramentas que utilizam a Inteligência Artificial poderão aumentar muito a produtividade de atividades administrativas, financeiras e de criação a partir de ideias e argumentos”.
Contudo, existem áreas como serviços pessoais, entregas, vendas, estratégias, entre outras, que seguem majoritariamente baseadas nas relações humanas e, assim, pouco afetadas pelo uso de tecnologias de IA.
Dessa forma, o especialista afirma que, mesmo com o impacto da Inteligência Artificial em diferentes setores do mercado de trabalho, é importante aprender a lidar e a se adaptar a essa evolução tecnológica. “O novo sempre vem. Não devemos ter medo dele, mas usá-lo como recurso”, finaliza Ângelo Zanini.
|