Profissões do futuro: as novas carreiras ligadas à tecnologia
É fundamental que o profissional também desenvolva soft skills, pensamento analítico e crítico na sua área de atuação
Para quem deseja cursar uma graduação ou trocar de profissão, pode encontrar nas carreiras que envolvem tecnologia excelentes opções. Indiscutivelmente, tais ofícios são fundamentais para o futuro, principalmente à medida que mais empresas adotem novos sistemas de softwares, ferramentas e aplicativos como o ChatGPT, um chatbot com inteligência artificial (IA) que interage com humanos.
A professora Ana Paula Gonçalves Serra, coordenadora dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), reforça que, conforme a tecnologia avança, mais transações, comunicações, habilidades e tarefas diárias envolverão o uso de soluções on-line e a criação de aplicativos inovadores. Por isso, é fundamental capacitar pessoas para cumprir essas funções, além do desenvolvimento de novas ferramentas e tecnologias que também apoiarão outras profissões. A professora Ana Paula Gonçalves Serra é coordenadora dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Instituto Mauá de Tecnologia.
“A adoção da tecnologia continuará um fator-chave de transformação de negócios nos próximos cinco anos nas empresas. Por isso estarão cada vez mais fortalecidas aquelas profissões representadas por cientistas da computação, especialistas em IA e ciência de dados, analistas de Business Intelligence, desenvolvedores de softwares e engenheiros da computação. Mais de 75% das empresas pretendem adotar essas tecnologias nos próximos cinco anos, buscando impulsionar uma transformação digital em sua organização”, afirma.
Profissões atreladas à tecnologia
As tecnologias não estão somente no desenvolvimento da nanotecnologia, da tecnologia de sensores, da rede 5G e da IoT (Internet of Things), mas também em setores que abrangem outras áreas e, por isso, muitos economistas e estudiosos chamam de 4.ª Revolução Industrial a necessidade da formação e participação de engenheiros de diversas áreas para atender às demandas do futuro, como Ambientais, Sociais e de Governança (ESG), que se referem às práticas que podem ser adotadas por empresas para contribuir com um futuro sustentável.
“Com isso, profissões com foco em sustentabilidade serão fundamentais como engenheiros que criem soluções em prol do meio ambiente, como energias renováveis. Entretanto é fundamental destacar que todas as profissões do futuro vão exigir soft skills, isto é, o profissional não poderá ter somente uma excelência técnica, mas também pensamento analítico e crítico, além das habilidades mais conhecidas como resiliência, flexibilidade e agilidade, motivação e autoconsciência e curiosidade, aprendizagem ao longo da vida e trabalho em equipe e colaborativo. A tecnologia poderá apoiar-nos cada vez mais em atividades rotineiras, mas o discernimento, pensamento analítico e crítico para a tomada de decisão mais adequada somente as pessoas e profissionais qualificados serão capazes de exercê-los”, observa a especialista.
|