INFOMAUÁ Mauá
edição 143 - Junho de 2023

Curso de Design da Mauá firma parceria com o Instituto Latino-Americano do Acrílico

Parceria oferece aos alunos a possibilidade de colocar a teoria em prática em competições que estimulam a criatividade e os conhecimentos técnicos

Evoluindo Os alunos do curso de Design do IMT recebem aulas de acrílico com o objetivo de destacar as principais características do produto.

O curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia e o Instituto Latino-Americano do Acrílico (Ilac) estão trabalhando em conjunto para oferecer aulas de acrílico aos alunos, com o objetivo de destacar as principais características do produto, assim como as vantagens, variedade e aplicações do material. O acrílico é sem dúvida um dos materiais mais versáteis à disposição para o mercado de design de produtos. No entanto, nem todos os profissionais do setor têm conhecimento profundo dessa matéria-prima.

Por meio dessa parceria, os alunos do primeiro ano do curso de Design terão a oportunidade de conhecer as principais características da matéria-prima e entender o motivo de ele ser considerado um produto-chave no “universo do design”, tendo em vista que nenhum material consegue tanta flexibilidade de uso quanto ele.

“Isso explica o motivo de ele estar presente em diversas categorias de produtos, como mobiliário, eletrodomésticos, equipamentos médico- hospitalares, brinquedos, joias, bijuterias e acessórios, além de artefatos diversos”, detalha Márcia Cristina de Oliveira Holland, professora no curso de Design do Instituto Mauá de Tecnologia. 

A ideia da parceria surgiu antes da pandemia, quando as conversas entre as instituições começaram. Depois de formatado um modelo de trabalho, a aula pôde ser ministrada, tendo sua primeira turma formada no ano passado e a segunda, neste ano. O curso é composto por aulas teóricas e práticas. Como parte das atividades, os alunos precisam atender a uma demanda, que a cada edição tem um tema específico. Neste ano, por exemplo, a proposta é entregar um mobiliário de alto luxo, fazendo com que 20 equipes concorram ao título de melhor trabalho.

Para que os projetos saiam do papel, os alunos recebem gratuitamente chapas acrílicas oferecidas pela Castcril –  empresa patrocinadora do projeto. No ano passado, as chapas disponibilizadas foram as Green Cast, produzidas com sucatas recicladas, já que o apelo por produtos sustentáveis se torna mais forte a cada ano.

“A aparência desse material não compromete a estética e a funcionalidade de produtos. Considerando a importância da sustentabilidade como elemento transversal na formação do designer, a flexibilidade e o custo, o acrílico deve ser incentivado como material a ser aplicado em produtos para os mais diversos fins”, explica a professora Márcia.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©