|
SIPAT oferece avaliações físicas e palestras sobre Segurança, Meio Ambiente e Saúde
Uma gestão moderna exige disposição para implementar mudanças e melhorias continuamente. RH e CIPA da Mauá caminham nesse sentido
Após a SIPAT, a CIPA continuará com uma atuação permanente nos próximos meses
De 27 de setembro a 1.º de outubro, 600 colaboradores da Mauá participaram de atividades como palestras, treinamentos e avaliações médicas e puderam receber informações importantes sobre as atitudes que contribuem para aumentar a segurança no ambiente de trabalho. As ações fizeram parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho – SIPAT 2010, promovida anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA.
De acordo com Oscar Filho, presidente da CIPA, durante a SIPAT os participantes fizeram teste de hepatite, acuidade visual, pressão arterial, glicose e mediram os batimentos cardíacos, além de relaxarem com uma massagem. Temas importantes como a Preservação da Água, Segurança Alimentar, Tratamento Adequado do Lixo e Educação na Prevenção de Acidentes também integraram a programação da SIPAT deste ano.
“Mesmo depois da SIPAT, a CIPA continua a ter uma atuação permanente e nos próximos meses teremos várias palestras sobre Saúde, Meio Ambiente e Prevenção de Acidentes. Para que todos possam se programar, segue o cronograma dos eventos:
- 22.11.2010 – Urbanização e Saúde
- 10.12.2010 – Drogas
- 14.01.2011 – O que é saúde?
- 11.02.2011 – Prevenção de Acidentes em Casa
“Todos os encontros acontecerão no auditório da Biblioteca, às 14h30”, avisa Oscar Filho, que presidirá a CIPA até março de 2011.
O que é a SIPAT?
A SIPAT é uma semana obrigatória pela alínea O, item 5.16 da NR 5, portaria do Ministério do Trabalho e Emprego DSST n.° 8/99. Segundo a legislação trabalhista, as empresas devem criar a CIPA, que tem como atribuições, além da organização da SIPAT, desenvolver ações para diminuir o afastamento dos colaboradores por doença ou acidente, realizar uma série de eventos para a conscientização e prevenção de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e até mesmo doenças e vícios relacionados com comportamentos sociais, como DST e o uso de drogas, bebidas e fumo. Essa comissão é formada por representantes do empregador e dos empregados.
Avaliação e palestras ajudam a conscientizar público interno
É fora das salas de aula que uma equipe de cerca de 250 funcionários movimenta-se para possibilitar que as atividades na Mauá sejam realizadas de forma integrada nas áreas Acadêmica, Técnica e Administrativa. Para que essa engrenagem funcione adequadamente são necessários ajustes constantes. Com o objetivo de alinhar todas as atividades e medir as possíveis melhorias, em 2009 a Gerência de Recursos Humanos iniciou um processo de avaliação de toda a equipe de colaboradores da Mauá.
"Na primeira avaliação, o questionamento era mais técnico e a novidade trouxe certa expectativa, pois tinha um caráter de avaliação mais hierárquico. Com base nessa experiência, implantamos algumas mudanças. Nesse formato, cada um avalia todos do setor, sem que um tome conhecimento da opinião do outro. As informações são restritas ao RH, que repassa os resultados para cada membro individualmente", explica Milton Souza, gerente de Recursos Humanos.
Nesse sentido, uma nova avaliação foi realizada no início de outubro e teve um formulário mais simplificado, com questões mais objetivas, que visavam identificar - após quase um ano da primeira avaliação - se houve alguma alteração positiva, ou não, na rotina de trabalho. Ainda em fase de tabulação, a divulgação do resultado está prevista para dezembro.
"A área Acadêmica não foi incluída neste programa, focado apenas nos setores de atendimento aos alunos, setores administrativos das Superintendências e Centro de Pesquisas. A própria planta ampla do campus de São Caetano do Sul não facilita o contato e a interação diária entre as áreas, por isso, a reavaliação das pessoas é uma importante ferramenta para conhecer melhor as necessidades e repensarmos o que fazer para tornar as atividades mais produtivas e os funcionários mais satisfeitos", comenta Milton.
Para o gerente de Recursos Humanos, esse processo traz uma renovação dentro da área Educacional, que geralmente costuma ser mais conservadora em sua administração. "A base de uma gestão moderna exige hoje dinamismo e compatibilização com parâmetros do mercado que passam pela adequação da nomenclatura de cargos, por exemplo, e outras iniciativas que temos procurado implantar, como palestras de conscientização do papel de cada funcionário na Instituição e sua importância como formador de opinião e participante de um contexto geral, e não apenas restrito à sua área de atuação".
Confira quem faz aniversário nos meses de novembro e dezembro (clique aqui)
Colaboradores que ingressaram à Mauá
- Edson Santos Paiola
Laboratório Engenharia Elétrica
- Edson Zacharias Junior
Laboratório Engenharia Mecânica
- José Roberto Coelho
Mensageiro
- Juliana Maria Turini
Gerência de Marketing
- Viviane Rodrigues da Silva Santos
Gerência Financeira
Colaboradores que deixaram a Mauá
- Atila Anda Velo
Gerência de Marketing
- Bruna Schimidt Lisboa
Divisão de Motores e Veículos
- Felipe Aguillar Amaral
Divisão de Motores e Veículos
- Janaina Camillo
Biblioteca
- Márcio das Graças Eloi
Marcenaria
|