INFOMAUÁ Mauá
edição 140 - Março de 2023

Especialista formado no IMT relembra sua graduação e carreira no mercado financeiro

Antonio Andrade ressalta a importância do preparo e da resiliência para o mercado de trabalho na área

O empresário Antônio Moura Andrade formou-se em Engenharia de Produção no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) em 2011 e hoje é um dos sócios-fundadores da Upon Global Capital, empresa que atua no mercado financeiro com experiência e atuação global.  

Andrade conta que, desde a infância, sonhava com a engenharia, seguindo o exemplo de seu pai, também engenheiro. “Já minha escolha pela Mauá foi um caso de amor à primeira vista. Todos me diziam quão difícil era o curso, mas, quando entrei para fazer a prova na Mauá, senti que ali era o meu lugar. Fiquei encantado com o campus e me senti em casa", relembra.

Ainda durante a graduação, o engenheiro começou a estagiar na Odebrecht, na obra do Rodoanel. “Foi na época em que comecei a investir em ações e, mesmo tendo me divertido nos meses de estágio, lembro que queria passar mais tempo no escritório, olhando o mercado financeiro, do que nas obras. Assim, resolvi ir ver o que era essa área”, conta.

Seguindo sua curiosidade, passou por um estágio no Banco Itaú e também pela mesa de operações do Standard Bank. “Lá, eu descobri que era aquilo de que gostava; lembro-me de olhar os traders e sonhar em virar um deles algum dia.” Depois de dois anos na área, ele se candidatou a uma vaga de trainee no Banco Itaú BBA. “Como cheguei com uma bagagem um pouco maior que a da média, já me passaram as tarefas de trader júnior. Dediquei-me ao trading de opções de moedas e terminei meu primeiro ano com um resultado recorde. Assim, fiquei responsável pelo livro e permaneci nessa cadeira até 2017.”

Vinheta - Carreiras Além do raciocínio lógico e matemático, o Instituto me ensinou responsabilidade e, principalmente, resiliência, algo fundamental para sobreviver no mundo corporativo”, pontua Andrade.

Foi nesse período que a empresa Morgan Stanley fez-lhe uma proposta para atuar nos Estados Unidos. Começando bem, logo foi promovido ao cargo de diretor executivo, responsável pela mesa de opções da América Latina. Contudo, no início de 2020, com a gravidez de sua esposa, o empresário decidiu voltar para perto da família, no Brasil. Nesse momento, Andrade também deparou com grandes oportunidades para transição de carreira. “Tive o desafio de ser gestor de carteiras num fundo de investimentos. Assim, eu me juntei à Legacy Capital, onde era responsável pelo livro de opções de moedas.” Após um difícil começo e a adaptação à nova carreira, foi chamado por seu ex-chefe de Nova Iorque para um projeto de criar a própria gestora. Hoje o executivo faz parte dos sócios-fundadores da Upon Global Capital, que acabou de completar seu primeiro ano.

“Não tenho dúvidas de quanto a Mauá contribuiu para a minha carreira, e com muito mais do que todo o conhecimento técnico do curso de Engenharia. Além do raciocínio lógico e matemático, o Instituto me ensinou responsabilidade e, principalmente, resiliência, algo fundamental para sobreviver no mundo corporativo”, pontua. "Tudo isso contribuiu para o meu crescimento pessoal e profissional e, mais importante que isso, me mostrou que, com muito trabalho e dedicação, é possível chegar aonde você quiser", afirma o empresário.

Atualmente, com uma rotina de trabalho mais estável do que no início da carreira, o sócio-fundador da Upon Global Capital ressalta que a área de mesa de operações e gestoras de investimentos, como todas as áreas do mercado financeiro, é cíclica. “Há momentos em que está em alta e faltam profissionais, todo mundo está feliz e fazendo dinheiro.  Os tempos de vacas magras, porém, também ocorrem, quando o mercado todo está fazendo cortes. Por isso, é necessário ter paciência e resiliência para passar por esses períodos e estar preparado e alinhado para quando a onda chegar”, finaliza Andrade.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©