Crescimento e novos caminhos na área artística e criativa
Ex-aluna formada em Design no IMT atua na área de criação em uma das maiores consultorias de energias renováveis da América Latina
Gabriela Lopes é analista de criação na Bright Strategies.“A Mauá me possibilitou desenvolver um olhar único e diferente sobre minha profissão”, é o que relembra Gabriela Montefusco Lopes, formada em Design pelo Instituto Mauá de Tecnologia. Aos 24 anos, Gabriela é analista de criação na Bright Strategies, uma das maiores consultorias da América Latina no setor de energias renováveis.
Gabriela conta que, após fazer um cursinho para identificar o caminho profissional que queria percorrer, inscreveu-se somente no vestibular da Mauá, seguindo a carreira dos pais, que são engenheiros. Contudo, durante seu primeiro semestre, percebeu que queria estudar algo com um olhar mais artístico e criativo. “Foi quando pedi a um colega meu que estava cursando Design, para me levar para assistir a uma aula. Quando presenciei o brilho nos olhos dos alunos, expondo suas ideias e com uma vontade imensa de criar, me identifiquei depois de tanto tempo tentando tomar um rumo em minha carreira”. Com isso, a aluna pediu uma transferência de curso ao instituto. “Foi uma jornada para a aprovação, pois não havia esse sistema de migração. Mas, com persistência, após algumas reuniões e a ajuda dos professores, consegui ser a primeira aluna da Mauá a ser transferida de curso. Hoje em dia, já formada, atuo na área e posso dizer que foi a melhor decisão que tomei na minha vida”, ressalta.
Sobre a Graduação, a analista de criação comenta que o IMT foi muito importante para desenvolver um olhar diferenciado para sua profissão: “Acredito que tenha sido pelo fato de, desde o primeiro ano, termos um amplo contato com matérias de Engenharia, tornando o desenvolvimento de nossos projetos de maneira mais técnica e precisa. Já o curso de Design amplia os conceitos de criatividade, a partir do momento em que temos o desenvolvimento de toda a parte de inteligência de produto, experiência do usuário, branding e conceitos visuais, entre outras vertentes que, como um todo, possibilitam nossa ida por diferentes caminhos do desenvolvimento profissional.”
No mercado de trabalho, a profissional atua em uma grande empresa no setor de energias renováveis, a Bright Strategies, e é responsável por toda a área de design, criação e desenvolvimento artístico. “No meu cotidiano, aplico todas as técnicas que aprendi ao longo do curso, seja em eventos com mais de 45 mil pessoas, no dia a dia, desenvolvendo materiais gráficos e visuais para a empresa, seja em qualquer outra vertente do design que seja necessária”, conta.
Segundo a designer, essa é uma área que tem uma ampla perspectiva de crescimento, cada vez mais com o uso da tecnologia adaptada às tendências e às transformações. “Acredito que tivemos um período muito importante de transição para o mundo on-line durante a pandemia que vivenciamos recentemente, fazendo com que o consumidor refletisse mais sobre a dicotomia de nossas vidas, com certo apego ao passado, mas com uma vontade incessante de ter novas experiências no futuro, permitindo que o design seja a porta de entrada para novas ideias, desejos e criações”, finaliza.
|