INFOMAUÁ Mauá
edição 137 - Outubro de 2022

Engenheira de alimentos formada na Mauá relembra sua trajetória

Com mais de 20 anos de experiência na área alimentícia, Juliane Schneider é especialista na área e traz em sua bagagem um livro sobre o tema

Juliane Schneider lançou, em 2022, seu livro “O salame e seus segredos” sobre a arte da charcutaria Juliane Schneider lançou, em 2022, seu livro “O salame e seus segredos” sobre a arte da charcutaria.Formada em 2000, no curso de Engenharia de Alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), Juliane Schneider atua há mais de 20 anos no mercado de carnes e ingredientes na Globalfood – Advanced Food Technology. Em 2022, lançou o livro “O Salame e seus Segredos”, no qual dá dicas e discorre sobre a arte da charcutaria.

A profissional conta que, desde a adolescência, gostava de ler rótulos de produtos e pesquisar sobre os processos de fabricação. Com a ajuda de sua mãe, passou a procurar faculdades relativas à tecnologia de alimentos. "Lembro que, quando fui visitar a Mauá, em São Caetano do Sul, apaixonei-me pelo campus,  pela disposição dos prédios em meio às árvores, tudo limpo e organizado. Além da reputação do Instituto, porque o aluno que sai da Mauá é um aluno bem formado e tem emprego garantido", relata Juliane.

Logo após sua graduação, a engenheira iniciou sua carreira na Globalfood, onde teve os primeiros contatos com a indústria e com grandes profissionais da área. "O preparo que recebi da Mauá me colocou em posição de progresso profissional desde o início. Assim, ano após ano, eu tinha um desafio e uma responsabilidade maior na empresa". Hoje, a especialista é gerente de Desenvolvimento de Produtos e Vendas Técnicas na multinacional.

Em meio à pandemia, a profissional percebeu que poderia ir além com sua experiência na área e, com um parceiro comercial da Lallemand, decidiu escrever seu próprio livro. "Eu vi que tinha comigo um material muito rico, coletado durante visitas, somado com anotações de artigos e treinamentos, assim como o acesso a estudos internacionais. No início, elaborei alguns tópicos e, parágrafo após parágrafo, o livro foi criando corpo", relembra. O material também conta com fotos de visitas e gravuras pintadas a mão pelo pai da engenheira. "Foram oito meses em que pensava no livro dia e noite. Não posso descrever a satisfação do dia em que apresentei o material ao Sr. Klaus Hasserodt, presidente da Globalfood, e escutei um “Muito bom, vamos publicar!”.

Como explica a especialista, o mercado alimentício, principalmente na área de carnes, sempre foi muito forte e importante para o Brasil e, para isso, precisa de bons profissionais. "Os ingredientes sempre serão necessários e, neste momento, o mercado está buscando alternativas clean label. Cabe a nós, da indústria de ingredientes, estarmos preparados não só para fornecer, como também para indicar a aplicação correta, sempre buscando um produto melhor, mais seguro e com o melhor custo-benefício possível", finaliza Juliane.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©