Eureka 2022: exposição de trabalhos de conclusão de curso volta a ser presencial no campus do IMT
A 29.ª edição do evento será promovida de 21 a 23 de outubro, das 14 h às 20 h 30
Após dois anos de forma remota, a Eureka volta a ser presencial no campus do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), de 21 a 23 de outubro, das 14 h às 20 h 30. Em sua 29.ª edição, a exposição é considerada referência na comunidade acadêmica, nos diversos segmentos de mercado e na mídia, porque tradicionalmente traz propostas e soluções inovadoras nas áreas de Engenharia, Tecnologia, Alimentos, Meio Ambiente, Mobilidade, Saúde, Bem-Estar, Negócios, Gestão de Energia e Mercado Pet, apresentadas por formandos dos cursos de Engenharia, Administração e Design.
Gratuita e aberta ao público em geral, a Eureka é considerada um sucesso pelo fato de fazer parte do DNA da Mauá, uma vez que alunos, professores e colaboradores estão sempre motivados para que o evento aconteça da melhor forma possível, até mesmo durante as últimas edições, realizadas de forma remota, quando a comunidade Mauá teve de se reinventar para manter a exposição.
Aberta ao público, a Eureka faz parte do DNA da Mauá“Muitos desafios foram vencidos durante a pandemia, mas o formato remoto (por meio do hotsite eureka.maua.br) trouxe-nos a possibilidade de expandir os limites geográficos, para que outras pessoas pudessem vivenciar a Eureka e o cenário de inovação que ela proporciona. Para o retorno da edição presencial, a expectativa é grande por parte dos formandos, da comunidade Mauá em geral e dos visitantes. Serão apresentados 140 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), num evento presencial com muita tecnologia e inovação. Ainda mais, a integração entre os alunos, cursos e as diferentes áreas do conhecimento também são considerados os pontos altos do evento”, lembra a coordenadora da exposição, professora Alessandra Dutra Coelho.
Confira alguns dos projetos:
- Forno elétrico a energia solar - consiste na construção e análise de um forno elétrico resistivo, de baixo consumo, microcontrolado por Arduíno (processo de criação e fabricação de protótipos) e alimentado por energia solar, para atender as comunidades isoladas que não têm acesso à rede de energia elétrica. O isolamento térmico é um aspecto importante para obter baixo consumo de energia.
- Robô garçom (AGV de atendimento) - o projeto consiste na prototipagem de um robô de serviço para implementação em restaurantes: o Automated Guided Vehicle vai transportar alimentos e bebidas da cozinha para as mesas dos clientes. O AGV voltará para a cozinha assim que o cliente retirar o seu pedido do compartimento.
- Desenvolvimento de prótese polimérica por impressão 3D - o projeto visa ajudar as pessoas com deficiência nos membros inferiores ou algum tipo de dificuldade em se locomover por algum outro motivo. Essa prótese precisará ser feita com materiais que são bem aceitos pelo organismo humano e que não causem nenhum tipo de alergia ou irritação na pele. O usuário não precisará de equipamentos auxiliares, como muletas.
- Cadeira de rodas para cães com deficiência locomotora em membros pélvicos - no universo de artefatos destinados aos animais de estimação, observa-se que um grande número de produtos foram adaptados sem levar em consideração os materiais, a ergonomia e a funcionalidade. O projeto de cadeira de rodas para cães com deficiência locomotora em membros pélvicos tem por objetivo proporcionar ao animal maior mobilidade e melhorar a sua qualidade de vida.
- Laê – óculos sustentáveis produzidos com ostras - o Laê é tão exclusivo quanto cada concha do mar. O produto é confeccionado em três tamanhos, sem especificidades de gênero, produzido com materiais sustentáveis e partes personalizáveis, para o usuário combinar como quiser.
“A cada edição, os trabalhos estão cada vez mais aplicados no desenvolvimento e no bem-estar da sociedade, com propostas de soluções para problemas mais complexos. Vale lembrar que, para os familiares, a Eureka é a comemoração por mais uma etapa vencida e, para o público em geral, a oportunidade de contato com projetos inovadores e criativos. São várias facetas de um único evento, o que o torna tão especial e aguardado por todos”, conclui Alessandra.
|