INFOMAUÁ Mauá
edição 137 - Outubro de 2022

O Centro de Pesquisas da Mauá possui o único laboratório independente e acreditado da América Latina para análise de geossintéticos

Interessados tinham como opção apenas o apoio do Canadá e EUA

Geossintético O IMT possui 14 ensaios acreditados de geomembranas.A Engenharia Civil brasileira avança mais uma etapa para se fortalecer no cenário internacional. O Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), por meio do Centro de Pesquisas (CP), é reconhecido como o único laboratório independente e acreditado da América Latina a oferecer ensaios para geomembranas, um tipo de geossintéticos, isto é, produtos industrializados constituídos por polímeros, sintéticos ou combinados com materiais naturais, utilizados para reforço estrutural, impermeabilização, drenagem, controle de erosão e filtração, em obras geotécnicas na Engenharia Civil e Ambiental (aterros sanitários, áreas contaminadas, saneamento básico e energia e mudanças climáticas).

Antes da conclusão do processo de acreditação para ensaios de geomembrana feito pelo IMT, fabricantes e demais interessados em realizar ensaios contavam apenas com laboratórios independentes no Canadá e nos EUA. Além de acarretar um aumento do custo final, tendo em vista a necessidade de despachar as amostras para o exterior, também havia um impacto negativo sobre o próprio amadurecimento do mercado brasileiro, pois isso aumentava a dependência de serviços prestados por profissionais estrangeiros.

“A iniciativa tomada pelo Instituto Mauá de Tecnologia, acreditando 14 ensaios de geomembranas, foi o primeiro passo dado em direção à autossuficiência da indústria brasileira de geossintéticos, aumentando a disponibilidade de laboratórios capazes de atender à demanda de ensaios acreditados. Por fim, o contato direto entre prestador de serviço e cliente traz maior credibilidade ao mercado”, reforça Leonardo Sanches Previti, engenheiro civil do Centro de Pesquisas, Divisão de Ensaios e Análises do IMT.

Henrique “Para a Engenharia Civil Brasileira esse laboratório é motivo de orgulho”, comenta o eng. Henrique Satkunas.Inaugurado em 2019 pelo Instituto Mauá de Tecnologia, o laboratório passou por várias etapas para receber o reconhecimento internacional. ​Foi necessária uma prévia da preparação que incluiu treinamento dos técnicos, para padronizar a realização dos ensaios e controlar possíveis fontes de não conformidade, integrando equipes das áreas de Engenharia Mecânica, Química e Civil.

O fato de os laboratórios administrados pelo Centro de Pesquisas já possuírem uma cultura de controle rigoroso, devido à implementação da norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, facilitou todo o processo, já que o maior desafio esteve relacionado com a produção de dados que atestassem a repetibilidade dos ensaios.

“Vale lembrar que para a engenharia civil brasileira esse laboratório é motivo de orgulho, uma vez que o País poderá tornar-se uma referência para o mercado latino-americano, assim como o Canadá e os EUA eram para nós até 2021. As empresas que desejarem analisar ou testar mantas de geomembrana deverão, portanto, procurar o suporte técnico do IMT”, completa o engenheiro Henrique Satkunas, Gerente da Divisão de Ensaios e Análises do CP.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©