Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) participa do Foro das Escolas de Design
Promovido pela Universidade de Palermo, encontro traz destaque para a área
Coordenadora do curso de Design, Claudia Facca celebra a participação da Mauá no Foro das Escolas de Design.
Em julho, o Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) foi um dos participantes do Plenário Virtual do XVI Foro das Escolas de Design, promovido pela Universidade de Palermo, na Argentina. Realizado de 18 a 22 de julho, de forma gratuita, o encontro trouxe profissionais e acadêmicos da área de design de diversas instituições de ensino e contou com a participação especial da professora e coordenadora do curso de Design, Claudia Facca, com o intuito de trocar experiências e avançar em questões importantes do setor.
Desde 2021, o IMT tem participado de eventos e publicações com a instituição e, agora, a Mauá faz parte de dois programas: o Foro das Escolas de Design e a Rede de Investigadores de Design. “Esse projeto é muito interessante e importante para a área; no último ano, além da minha participação como investigadora, a Mauá também passou a fazer parte como instituição de investigação do programa, o que fortalece as relações institucionais”, explica a professora.
Nesta edição do foro, os painéis abordaram diferentes temas relativos ao campo do design, como tecnologia, projetos sociais, estudos da área, pesquisas e educação. Em 20 de julho, a especialista do IMT apresentou a palestra “LabDesign: Processos criativos, experiência e inovação", na qual abordou o IMT, seus cursos, a inserção do design numa escola de Engenharia e os trabalhos do grupo de pesquisas da Mauá.
Como ressalta Claudia, essa oportunidade foi muito importante para inserir o IMT no meio institucional, acadêmico e de pesquisa em design da América Latina. “Fomos convidados para participar dos fóruns, dos plenários; além disso, o grupo de pesquisas também foi chamado para a produção de um artigo para publicação. Ficamos muito felizes com esse resultado e por poder mostrar o trabalho do Instituto na área de design”, finaliza a coordenadora.
|