CIPA realiza campanha de doação de sangue em parceria com o Hospital Albert Einstein
O Instituto Mauá de Tecnologia ressalta a importância da ação em prol de outras vidas
As doações de sangue vão para o banco de sangue do Hospital Israelita Albert Einstein
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do IMT, em parceria com o Hospital Albert Einstein, realizará uma campanha de doação de sangue no Campus do Instituto em São Caetano do Sul. A ação será promovida em 16 de março, das 9 h às 13 h, no sexto andar do Bloco W.
Durante a pandemia, os bancos de sangue registraram uma queda na arrecadação e, com isso, acentuou-se a urgência da conscientização das doações. Segundo Waldomiro Garcia Ferreira, presidente da CIPA, as ações já foram tomadas em anos anteriores. Agora, com a ajuda do Centro Acadêmico e o incentivo de colaboradores, como Marcelo Paiva, que também é cipeiro, a comissão decidiu retomar o trabalho. “Temos o apoio da Superintendência, da Reitoria, do Departamento de Recursos Humanos e de todos os discentes e colaboradores. Toda a nossa comunidade está disposta a ajudar”, explica Ferreira. Os agendamentos são feitos pelo site do hospital, que pode receber até 70 doadores no dia.
Para participar, os interessados devem atentar a situações que impedem a doação, como nos casos de pessoas que tiverem infecção por doenças, fizeram tatuagem nos últimos 12 meses, pesam menos de 50 kg, colocaram piercing há menos de seis meses, estiveram nos EUA nos 30 dias antecedentes à doação, realizaram tratamentos odontológicos, como extração e canal, na semana anterior à coleta, passaram por procedimentos estéticos com aplicações nos últimos três meses, ou realizaram cirurgias seis meses antes da doação. Além disso, gestantes e pessoas com diabetes também não podem participar da campanha de doação.
As informações completas dos demais requisitos podem ser conferidas numa cartilha disponibilizada pelo Hospital pelo link: bit.ly/doasangueimt.
"Temos ressaltado que essas ações são importantes e uma simples doação pode ajudar até quatro pessoas. Essa consciência sempre tem de existir em instituições de ensino, responsáveis por formar a consciência cidadã em seus alunos", destaca Ferreira. O profissional explica que as doações vão para o banco de sangue do Hospital Israelita Albert Einstein, mas também são compartilhadas de acordo com as necessidades de diferentes instituições e da rede pública, em prol de pacientes que necessitem desse suporte, como o Hospital Público SUS Santa Catarina que tem 100% dos produtos derivados de sangue e todo apoio nos transplantes feitos pelo Einstein.
"Infelizmente, na maioria das vezes, a gente só toma consciência quando alguém conhecido precisa, mas as doações deveriam ser algo constante", comenta. "Homens saudáveis podem doar até quatro vezes ao ano; mulheres, até três vezes. Então, é importante que haja a conscientização de toda a população de que existe a possibilidade de realizar esse ato e fazê-lo com mais frequência", ressalta o presidente da CIPA.
Para agendar a doação, os interessados devem acessar o site einstein.whyline.com/bancodesangue ou efetuar o agendamento pelo WhatsApp 97413 0166.
RH Informa
Confira os aniversariantes de abril. Clique aqui.
Admissões dezembro, janeiro e fevereiro
Ana Claudia de Oliveira da Silva - Núcleo de Homologações e Certificações - NHC Ana Paula Dias - Gerência da Tecnologia da Informação - GTI Andreia Cristina G. Machion - Curso de Engenharia de Computação Antonio Fernando N. Guardado - Curso de Engenharia de Computação Antonio Sergio Ferreira Bonato - Curso de Engenharia de Computação Bruno Elie Baracat Agostinho - Núcleo de Homologações e Certificações - NHC Ernane Tenorio De Oliveira - Gerência Financeira Felipe Silva Andrade - Divisão de Ensaios e Análises Gabriela Di Iorio Leite - Divisão de Ensaios e Análises Guilherme Padula Hunzzinger - Núcleo de Homologações e Certificações - NHC Lucilene Teles de Carvalho - Gerência de Manutenção e Serviço - GMS Nuncio Perella - Curso de Engenharia de Computação Roni Braz De Araujo - Curso de Engenharia de Computação William Assis de Oliveira - Centro de Esportes e Atividades Físicas - CEAF
Rescisões dezembro, janeiro e fevereiro
Adalberto Rufino Zanetti - Divisão de Ensaios e Análises - DEA Bianca Macedo dos Santos - Biblioteca Camila Rodrigues - Divisão de Ensaios e Análises Carolina Eulalia de Morais Pereira - Divisão de Motores e Veículos - DMV Danilo Piccolo - Curso Engenharia Química e Alimentos Demetrio Elie Baracat - Curso Engenharia Mecânica Everton Largher Duarte - Suprimentos Eduardo Rodrigues da Silva - Gerência da Tecnologia da Informação - GTI Felipe Matheus Cunha - Curso de Engenharia de Computação Gabriel Henrique Brene - Divisão de Ensaios e Análises - DEA Jessica Cristina dos Santos - Gerência Financeira Konstantinos D. Stavropoulos - Curso Engenharia Mecânica Marcos Rosa Dos Santos - Curso Engenharia Elétrica Marco Antonio Stipkovic - Curso Engenharia Mecânica Maria de Fatima Gonçalves - Gerência da Tecnologia da Informação - GTI Thais Servieri Chagas - Divisão de Ensaios e Análises Ricardo Azeredo P. Candelaria - Curso Engenharia Civil Wilton Monteiro Bendazoli - Centro de Esportes e Atividades Físicas - CEAF
|