Empreendedorismo e Engenharia: ex-aluno da Mauá conta como tem construído novos caminhos em sua carreira
Após morar em diversos países e seguir carreira internacional, Fernando Schaeffer criou sua própria empresa no setor Automotivo, a Smart Driving Labs
Fernando Schaeffer, graduado no IMT em 1994, criou sua própria empresa no setor Automotivo.
Formado no Instituto Mauá de Tecnologia em 1994, no curso de Engenharia Elétrica, Fernando Schaeffer destacou-se em multinacionais e, em busca da inovação e de tecnologias atuais, tem investido no setor de conectividade.
Por questões familiares e também durante seu desenvolvimento profissional, Schaeffer teve a oportunidade de morar e atuar em diferentes países, como os Estados Unidos, México, Reino Unido e Espanha. A vasta experiência cultural permitiu ao engenheiro investir em sua carreira internacional e se manter atualizado sobre os diferentes mercados e novas tecnologias ao redor do mundo.
Durante seus mais de 25 anos de experiência profissional, o executivo passou pelas áreas de Vendas, Consultoria e Negócios em Tecnologia em grandes empresas de diferentes segmentos, como Accenture, Capgemini e Unysis. Porém, buscando novos caminhos, maior satisfação e com base em sua experiência administrativa e nos setores de conectividade criou a Smart Driving Labs, uma empresa tecnológica de análise de dados no setor Automotivo.
“Em meados de 2018, resolvi criar uma empresa que tem a missão de ser uma das melhores na imersão de Car Analytics e insights de dados”, conta. Tendo em vista a modernidade e o crescimento da tecnologia no setor Automotivo, Fernando direcionou o trabalho para a gestão de informações e IoT nesse setor. "Utilizando uma plataforma e algoritmos, nós cruzamos informações e conseguimos saber o status da situação do seu carro, se ele está andando acima do limite da velocidade, quais são as variantes, as condições do clima e muito mais”, explica o engenheiro. Com isso, a empresa tem trabalhado com serviços para todo o ecossistema da área Automotiva.
Segundo o empresário, ele ainda mantém contato com o Instituto Mauá de Tecnologia por meio de grupos de ex-alunos e, devido ao caminho que a Internet das Coisas o levou, aproximou-se novamente da Mauá. “Eu descobri que o Instituto é um grande centro dessa área, é um campus referência em IoT. Então, fui visitá-lo e ver como isso era feito”, relata.
Fernando também destaca como o curso oferecido lhe proporcionou um embasamento maior para poder crescer de formas distintas: “A Engenharia prepara você para as diversas situações. A gente cria uma mente mais aberta para as diferentes coisas e também para os problemas da vida mesmo. Então, os caminhos são amplos para o que você quiser seguir.”.
Lembrando como o setor Automotivo e principalmente Tecnológico tem crescido e ainda há muito mais para prosperar, e como é necessário pensar “fora da caixa” para continuar destacando-se no mercado, Schaeffer cria uma analogia: “Eu comecei do ‘business as usual’, que seria o cotidiano lá atrás, construindo minha carreira em Engenharia e em grandes empresa; agora estou me reinventando no mercado de tecnologia e de startups”. E, para isso, sua trajetória profissional e a experiência no setor também foram importantes. “Reinventar-se é necessário, seja nós mesmos, as empresas, seja até as faculdades, como eu vi na Mauá. É muito interessante que, agora, eu estou-me reinventando e me conectando novamente com a faculdade que está fazendo o mesmo também”, finaliza.
|