INFOMAUÁ Mauá
edição 113 - Junho de 2020

Mauá oferece atividades mediadas por tecnologia também para escolas do Ensino Médio

Projeto proporciona a estudantes mais jovens o primeiro contato com um curso superior

O IMT fornece atividades voltadas não só para Graduação e Pós-graduação, mas também para alunos do Ensino Médio.

As adaptações para o período de distanciamento físico em decorrência da epidemia de Covid-19 estão por toda parte. Além de migrar as formações regulares em graduação e pós-graduação para o formato on-line e criar novos cursos de educação continuada pensados especialmente para esse cenário, o Instituto Mauá de Tecnologia também está oferecendo atividades para alunos de Ensino Médio mediadas por tecnologia.

A parceria com colégios já faz parte da rotina do Instituto Mauá de Tecnologia. Com as atividades especiais adaptadas para a sua idade, os adolescentes têm a oportunidade de conhecer o campus, trabalhar num laboratório e ver de perto como é o curso superior na prática. Dessa forma, eles podem conversar com os professores e ter uma amostra da vivência universitária.

O professor Eduardo Nadaleto conta que, neste ano, já existiam diversas turmas prontas para começar sua experiência, mas a chegada do novo vírus fez com que os planos fossem suspensos. A saída para continuar mantendo o contato com os estudantes foi selecionar exercícios que pudessem ser desenvolvidos com a mediação da tecnologia.

O professor Eduardo Nadaleto comenta sobre a importâncias das atividades para os alunos e destaca a experiência universitária.

"Conseguimos, assim, criar atividades que os alunos conseguem fazer a distância, muitas delas com o uso de simuladores. O estudante continuará o contato com o professor e terá a oportunidade de realizar uma experiência diferente para fazer nesse momento", diz o professor.

O projeto compreende 10 encontros semanais, com dia e horário marcados de acordo com o calendário do colégio e dos aplicadores do Instituto Mauá de Tecnologia. Apesar de virtual, a aula permite que o aluno se relacione com o professor. "A única restrição é que sejam no máximo 20 alunos por atividade", conta prof. Nadaleto. "Mesmo não tendo a prática do laboratório, a interação com o aplicador é importante para que ele possa dar atenção especial a cada aluno e acompanhar sua evolução, por isso fazemos questão de manter turmas pequenas".

Diversas atividades já estão disponíveis nesse novo modelo e podem ser escolhidas pelo colégio que tiver interesse em oferecer essa oportunidade a seus alunos. Com a migração para o espaço virtual, o projeto passa a ser acessível para escolas de todo o País. Além disso, é possível também desenvolver projetos personalizados tendo como base o conhecimento da Mauá. "A escola pode apresentar uma ideia e, se a Mauá entender que é viável e faz sentido, conseguimos criar algo novo juntos".

As novas atividades propostas podem ser visualizadas pelo link: https://maua.br/email-mkt/projetos-atividades-especiais/projetos-atividades-especiais.pdf

O contato dos interessados pelas atividades deve ser feito por email: relacionamento@maua.br

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©