Instituto Mauá de Tecnologia comemora mais um ano de vida com desafios e realizações
Em seus 58 anos, a instituição é destaque não só na qualidade de ensino, como também vem marcando presença em diferentes eventos, competições e no mercado
Mauá completa 58 anos, sempre priorizando a qualidade de ensinoEm 11 de dezembro, o Instituto Mauá de Tecnologia celebra seus 58 anos de história, consolidada com base na qualidade, inovação, credibilidade e tradição. Em sua existência, sempre buscou estar à frente das demandas econômicas e sociais e isso significa, continuamente, criar novas soluções – inovar - para as já existentes. Conversamos com o Superintendente Geral da instituição, professor Francisco Olivieri, para entender um pouco mais esse marco, como foi 2019 e quais são as expectativas para 2020.
Segundo o Superintendente Geral, antes de a palavra ‘inovar’ entrar em moda, a Mauá já fazia isso naturalmente. “Por causa disso, os investimentos em infraestrutura e equipamentos sempre foram uma preocupação, a fim de que os alunos e clientes da instituição sejam sempre atendidos da melhor forma e com excelência. Isso leva à formação de profissionais de excelência e, claro, com grande aceitação e respeitabilidade do mercado e que, invariavelmente, ocupam lugares de destaque nas empresas”, diz prof. Olivieri.
Nos últimos anos, a Mauá trabalhou forte com as parcerias para pesquisa e desenvolvimento, buscando soluções com a elaboração de projetos e pesquisas de alta qualidade, trazendo soluções que impactam positivamente as demandas socioeconômicas. A busca por parcerias com a indústria, comércio e serviços também é algo forte e cresce - impulsionada pelo otimismo com as mudanças macroeconômicas e com a perspectiva de retomada do crescimento econômico. Por causa disso, recentemente a Mauá firmou um contrato de parceria muito importante com a FIESP, o que vai estreitar, ainda mais, as relações com as indústrias paulistas e brasileiras.
Ano de 2019
Segundo o Superintendente, 2019 foi marcado por dificuldades econômicas em todo o País, e naturalmente foram refletidas em diversos segmentos, inclusive na Educação. “Mudança de governo, incertezas e instabilidades na condução da política e das finanças públicas marcaram o cenário nacional. A frustração com o desempenho econômico foi a tônica. Na Mauá, também foi possível perceber o impacto dessa crise. Porém, em pesquisa feita recentemente e com base na concorrência, observamos perdas menores. Isso nos traz um certo alento, mas não apaga o sinal amarelo”, destaca.
Ano de 2020
O planejamento estratégico da instituição continuará sendo implementado, mesmo que alguns projetos demandem mais investimentos. “Nosso olhar não está no retrovisor. Olhamos sempre para a frente e nossa filosofia de trabalho obriga-nos a estar sempre à frente das demandas.”, comenta o prof. Olivieri.
Para 2020, o Superintendente destaca que vão continuar priorizando a qualidade de ensino, o que já é percebido em alguns prêmios conquistados por alunos em competições acadêmicas. A Mauá sempre marca presença em diferentes eventos, muitas vezes com sucesso - o que faz disso marca que consolida sempre mais a posição da instituição.
“Estamos sempre em busca da atualização e modernização de nossa infraestrutura com o objetivo de atender aos nossos alunos de acordo com o nosso padrão premium de nicho, o que nos fará investir, em 2020, em melhorias em termos de conforto, hospitalidade e segurança, sobretudo.” afirma o professor
|