Como o egresso da Mauá chegou à presidência da Renault do Brasil
Ricardo Yuji Gondo estudou Engenharia e percorreu o mundo aperfeiçoando seu conhecimento antes de assumir o cargo numa das maiores montadoras do mundo
O amor pelo automobilismo moveu Ricardo Yuji Gondo, atual Presidente da Renault do Brasil, à escolha pelo curso de Engenharia Mecânica, realizado no Instituto Mauá de Tecnologia, conhecido por sua ótima reputação no mercado. Como diz, na instituição ele aprendeu a pensar e agir de forma estruturada e lógica, características que o ajudam muito no dia a dia.
Após concluir o curso, em suas primeiras férias, o engenheiro foi aperfeiçoar a língua inglesa no exterior. “Passei 15 dias em Londres e, em seguida, comecei um curso de administração para graduados numa instituição de referência, o que foi muito importante para minha formação profissional. Também participei de uma formação de General Manager no CEDEP-INSEAD na França, que contribuiu para uma visão global de todas as funções de uma empresa”, destaca Gondo.
Ricardo Gondo, egresso Mauá, atual presidente da Renault Brasil.Atualmente, o engenheiro atua como presidente da Renault no Brasil. Mas, antes de chegar a esse cargo, Gondo conta que passou por diferentes desafios. Um deles, quando estagiou na Cummins e na Mercedes-Benz. “Meu primeiro emprego foi como engenheiro de vendas na ZF. Vendia sistemas de direção para as montadoras de carros e para caminhões. Em 1996, a Renault estava recrutando, pois a empresa havia iniciado a construção da primeira fábrica no Brasil e meu primeiro cargo foi de consultor de vendas”, destaca o engenheiro.
O executivo passou por vários postos comerciais, como gerente regional, diretor de vendas frotas e governo, diretor de vendas e desenvolvimento da rede de concessionários. De 2012 a 2016, viveu uma experiência internacional como presidente da empresa na Espanha e em Portugal. Voltou à América do Sul como vice-presidente de Marketing, Vendas e Pós-Vendas e morou por um tempo na Argentina até, finalmente, voltar ao Brasil.
A rotina do executivo
O dia a dia de Gondo exige disciplina, dedicação e foco. “Temos de tomar decisões para alcançar os resultados de curto prazo e preparar o futuro da empresa. As coisas no Brasil mudam rápido e precisamos ser ágeis, adaptar-nos a um novo contexto e tomar as melhores decisões”, explica ele. “O complexo industrial Ayrton Senna, onde há quatro fábricas (injeção de alumínio, motores, veículos de passeio e veículos comerciais), fica em São José dos Pinhais, no Paraná. Lá passo pelo menos três dias por semana. A maior parte da minha equipe, como Compras, Finanças, Fabricação, Supply Chain, IS/IT, Recursos Humanos, também estão por lá”, explica.
Os demais dias da semana são dedicados ao escritório em São Paulo, com a equipe de Marketing, Vendas, Pós-Vendas, Concessionários, entre outros. “Também procuro participar de eventos do segmento para estar sempre bem informado sobre o que está acontecendo no mercado. ”
Planos para o futuro
Antes de pensar nos próximos passos de sua carreira, o ex-aluno da Mauá quer primeiro entregar os resultados aos quais se propôs na Renault no Brasil e ressalta que o importante é sempre buscar o conhecimento necessário para ser útil para a empresa e, com isso, mostrar o seu trabalho. “Busco estar sempre atualizado, especialmente neste momento em que o nosso setor passa por profundas transformações, o que exige capacidade de construir o futuro, entender as necessidades dos consumidores para trazer novas soluções”, destaca.
Conselhos de quem está no mercado
Para o atual Presidente da Renault do Brasil, ninguém alcança nada sozinho. “Precisamos sempre de alguém. No início precisamos do apoio familiar, dos nossos companheiros de trabalho, trabalhar com bons chefes com quem podemos aprender, de uma empresa que dê oportunidades e de uma equipe com os melhores talentos. Para mim, foi essencial para construir a minha carreira”, comenta Godo, que reforça também a importância de desenvolver competências pessoais. “Além do trabalho em time, uma característica cada vez mais valorizada no mercado é o empreendedorismo. É válido não só para quem pensa em montar um negócio, mas também para quem quer fazer uma carreira numa grande empresa. A proatividade, a busca de inovação e de soluções para os clientes são as características-chave para o sucesso em qualquer área”, finaliza.
|