INFOMAUÁ Mauá
edição 105 - Agosto de 2019

Mauá contribui com a Rosas de Ouro no Carnaval 2020

A instituição pretende criar sistema eletrônico para monitorar e analisar a interação do público durante o desfile. Saiba mais

Mauá e Rosas de Ouro firmam convênio.Instituto Mauá de Tecnologia fará parte da mais tradicional festa do País: o Carnaval. Isso mesmo! A instituição assinou em julho último, um Convênio de Cooperação com a escola de samba Sociedade Rosas de Ouro para contribuir no desenvolvimento do Carnaval de 2020. Angelina Basílio, presidente da escola, esteve no campus de São Caetano do Sul para firmar a parceria. 

Em 2020, a Rosas de Ouro desfilará com o enredo: “Tempos Modernos - o Carnaval 4.0”. O enredo vai abordar a história das revoluções industriais e seus impactos na sociedade, com enfoque na quarta e atual revolução, chamada 4.0. 

Entre os temas que serão apresentados da chamada quarta revolução estão: Robótica, Tecnologia, Inteligência Artificial e Realidade Aumentada. Com isso, a escola terá o apoio de quatro instituições de ensino de São Paulo, dentre as quais, o Instituto Mauá de Tecnologia. 

Conheça o projeto da Mauá

“Samba&Saúde é o nome do projeto de responsabilidade da Mauá, com o apoio de outras empresas do ramo tecnológico, a pedido da Rosas de Ouro. Por meio dele, a instituição pretende desenvolver um dispositivo eletrônico que analisará quatro personas: integrantes da escola de samba; público da arquibancada; telespectadores de casa e público do camarote. “Esse dispositivo deverá identificar as reações de quem estiver assistindo”, destaca o prof. Ari Costa, Professor do Instituto Mauá de Tecnologia e responsável pelo desenvolvimento do dispositivo e seu sistema.

Com ele será possível monitorar a reação do público da arquibancada, por exemplo, a partir do setor onde ele estiver sentado. Será possível ter a percepção do aumento dos batimentos cardíacos e outras reações, conforme o desfile vai se aproximando e desenvolvendo, setor a setor.

Por meio de um aplicativo desenvolvido pela Mauá, para instalação em smartphone, usuário terá uma área exclusiva para sincronizá-lo por meio de um login. Por meio dele, serão apresentados dados diários, além de gráficos, com as interações do usuário antes, durante e depois do Carnaval. Outras funções poderão ser identificadas no aplicativo como: a pontuação do “ânimo” do desfile de acordo com likes e batimentos cardíacos; acompanhamento das pessoas desfilando e na arquibancada; a interação com a realidade virtual e aumentada de dentro do camarote, dentre outras.

A Mauá conta com pesquisadores e o apoio de parceiros para o desenvolvimento do projeto. “Tudo para mostrar que, por mais tecnologia que o século XXI tenha, a máquina segue o ciclo do homem, e não o contrário. Tecnologia é uma ferramenta que mostra a amplitude e a complexidade do ser humano”, ressalta prof. Ari.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©