INFOMAUÁ Mauá
edição 104 - Julho de 2019

Mauá participou da FISPAL Tecnologia 2019 com uma proposta inovadora e aconchegante

Em parceria com a Nescafé Dolce Gusto, Mitsubishi e Boomera, a ideia foi promover em seu estande uma discussão sobre tecnologia, tomando um bom café, preparado por robôs

O Instituto Mauá de Tecnologia marcou presença na FISPAL Tecnologia 2019 com uma proposta inovadora e aconchegante.

O Instituto Mauá de Tecnologia marcou presença em mais uma FISPAL Tecnologia, que aconteceu dos dias 25 a 28 de junho, no São Paulo Expo.

Considerado o maior evento para profissionais que trabalham em fábricas e indústrias de alimentos e bebidas ou que buscam abrir uma empresa para industrializar/processar alimentos e bebidas para comercializá-los no varejo e atacado, a Fispal Tec tem como objetivo apresentar as principais tendências de mercado para esses setores, novas soluções e tecnologias para toda a linha de produção, promovendo diferentes soluções sob medida que permeiam distintos negócios.

Muitas vezes são dos cafezinhos que saem boas ideias, não é mesmo? Foi pensando neste cenário e em parceria com as empresas Nescafé Dolce Gusto, Mitsubishi Electric e Boomera, que a instituição criou em seu estande um ambiente onde os convidados puderam se sentir à vontade para discutir sobre tecnologia, apreciando um bom café.

Para o prof. Antonio Cabral, coordenador do curso de Engenharia de Produção, a ideia durante a FISPAL era mostrar que é possível usar a tecnologia para aumentar a competitividade.

"Nosso objetivo foi convidar os visitantes do evento para um café, enquanto identificávamos oportunidades de melhorias nas operações de suas empresas. Usamos a tecnologia para convidá-los a planejar suas jornadas rumo ao futuro e dizer que podem contar com a Mauá nesse processo", afirmou o prof. Antonio Cabral, coordenador do curso de Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia.

Como funcionou a dinâmica?

O convidado podia escolher entre as três opções de cápsulas que estavam disponíveis e, na sequência, era convidado a compartilhar com o sistema uma foto do seu rosto. Após isso, um robô da Mitsubishi Electric de seis eixos, modelos RV-AFR, pegava a cápsula escolhida, colocava na máquina de café e a acionava. Quando o café ficava pronto, um outro robô, pegava o copo e colocava em um equipamento que imprimia a fotografia do visitante na espuma, feita com insumos comestíveis. Por fim, a bebida era entregue para a pessoa degustar por um robô.

"Estamos muito felizes com a parceria da Mauá, que já vem de longa data. A feira foi uma oportunidade valiosa para mostrarmos a qualidade e excelência de nossas soluções a um público extremamente qualificado", destacou Hélio Sugimura, gerente de Marketing da Mitsubishi Electric.

Agilidade

O processo completo de preparo do café era feito por robôs da Mitsubishi Electric, uma das parceiras da Mauá no evento.

Todo processo levava em torno de quatro minutos e, ao final, o robô deslocava a cápsula para um recipiente apropriado, para posterior transformação em itens com valor agregado, utilizando a tecnologia desenvolvida pela Boomera. "A nossa ideia foi mostrar para o consumidor o que acontece desde o momento que ele descarta a cápsula em um ponto de coleta da Nescafé Dolce Gusto, até ela chegar na Boomera e ser reciclada, transformando-se em um novo produto. É a junção do café, com a tecnologia e a sustentabilidade", destacou Gustavo Fonseca, responsável pela conta da Nescafé Dolce Gusto na Boomera.

Segundo Tiago Buischi, gerente sênior de Marketing da Nescafé Dolce Gusto, a marca tem um DNA focado em inovação e tecnologia.  "Apoiar esse tipo de iniciativa faz parte do nosso negócio. Investimos em tecnologia também para a reciclagem das cápsulas e nos próximos meses lançaremos um coletor de cápsulas usadas que dará pontos para o consumidor em nosso site, e esses pontos poderão ser trocados por produtos", afirma.

Segundo o prof. Cabral, a expectativa da Mauá em relação à participação na FISPAL Tecnologia era grande, porque a ideia era mostrar que é possível usar a tecnologia para aumentar a competitividade sem deixar de entender que todos (empresas e pessoas), são usuários dessas tecnologias. "Para cada empresa é possível estabelecer um caminho, uma jornada, que não necessariamente exigirá investimentos vultuosos. Os primeiros passos são simples e a Mauá, como uma das instituições pioneiras na implantação do pensamento 4.0, pode auxiliar nesse caminho e ajudar a atingir, no futuro, o estágio 4.0", destacou o professor. 

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