INFOMAUÁ Mauá
edição 101 - Maio de 2019

Conheça a trajetória profissional do Diretor Executivo da Data Security

Formado na Mauá, Marcelo Lau atuou em grandes empresas e há 13 anos comanda a sua própria, além de ministrar palestras e lecionar em MBA em diversas instituições pelo mundo

Marcelo Lau foi aluno de Engenharia Elétrica do Instituto Mauá de Tecnologia e hoje é Diretor Executivo da Data Security.

Aptidão e visibilidade são dois fatores que podem direcionar um profissional para um caminho certeiro. Era o que pensava Marcelo Lau, egresso de Engenharia Elétrica com ênfase em Eletrônica, do Instituto Mauá de Tecnologia, durante sua trajetória acadêmica. Ao fim do curso, teve certeza de que estava certo e começou a trilhar uma jornada admirável no mercado de trabalho, em que construiu um DNA de resolução de desafios e agregou ao seu currículo pós-graduações e um mestrado.

Graduação

Antes de chegarmos ao presente, demos uma última percorrida no passado de Lau. Ainda na Mauá, o egresso viveu um período importante da vida, em que ele considera ter adquirido sua maturidade pessoal e profissional. "As disciplinas apresentadas durante a graduação se tornaram a base para a aquisição do senso crítico. Baseio-me nos mesmos princípios para que hoje eu possa também disseminar o conhecimento e experiência a outras gerações, por meio de minha atuação acadêmica", diz ele, que também carrega os amigos da época para a vida toda. "Há um aspecto que devemos ressaltar: a manutenção da amizade. Mantenho contato com os meus colegas de turma, formados em 1994, que hoje são profissionais bem-sucedidos, referências em seus respectivos mercados".

Trajetória Profissional

Ainda durante a graduação, no quinto ano, Lau enveredou no mundo acadêmico, ministrando aulas na Escola Estadual Cynira Pires dos Santos. Atuou também como estagiário na área de Qualidade da empresa GPL Eletro Eletrônica. Nessa oportunidade teve a experiência de atuar com ISO 9001, uma forte exigência para empresas nacionais.

Depois de formado, o engenheiro passou pelo Unibanco, empresa em que  permaneceu até 2005. Lá, foi contratado como profissional Júnior e evoluiu até a categoria Sênior, tornando-se o coordenador de uma área dedicada à prevenção de fraudes em produtos bancários. "Foi quando consolidei meus conhecimentos em Segurança da Informação e Investigação de Crimes Informáticos, além dos processos de atuação em resposta a incidentes em segurança. Quando ingressei na Instituição,  ainda era Unibanco; não havia sido feita a fusão com o Itaú. Assumi, nessa época, a Gerência em Segurança da Informação", destaca Lau.

Com toda bagagem adquirida, em 2006, o engenheiro saiu do Unibanco para empreender, dando vida à Data Security. Começou atuando no âmbito acadêmico, atendendo como consultor as necessidades em segurança da informação;  posteriormente, começou a atuar no atendimento pericial de investigações de crimes informáticos. "Aproveitei para reforçar a minha atuação acadêmica e me tornei Coordenador da Pós-Graduação em Segurança da Informação e Gerenciamento de Projetos no SENAC-SP", lembra.

Há 13 anos no comando de sua empresa, Lau atende empresas de médio a grande porte, pertencentes a diferentes segmentos, do mercado financeiro às novas startups, atuando ainda como fornecedor na área de defesa. Quando "sobra" tempo, trabalha como mentor em projetos de Status em Hackathons.

Dia a dia de trabalho

A rotina é intensa e começa cedo. O dia inicia com planejamento e é repleto de tarefas, reuniões, alinhamentos e demandas que surgem ao longo dele. "Preciso me alinhar periodicamente aos meus funcionários, visando ao atendimento das diversas demandas. Sempre estou envolvido em atividades investigativas em meios informáticos, que englobam perícia em computadores, smartphones e demais dispositivos da informática", destaca.  "Por isso, dificilmente alguém consegue esconder de mim algo registrado num computador, smartphone ou outras mídias como pen drives", brinca.

Lau também pensa no futuro e no melhor direcionamento de seus atuais funcionários e alunos. Hoje, ele prepara profissionais que serão seus sucessores e espera não só formar bons especialistas do ponto de vista do conhecimento, mas também profissionais que atuarão de forma diligente e ética, com base em valores que os tornarão reconhecidos pelo bom trabalho que são capazes de desempenhar.

Escape

Com uma rotina intensa, o empresário conta que também tem seus momentos de fuga, equilibrando sua saúde mental. Lau não abre mão da prática de esporte quase diariamente. Corre por volta de 12 km, além de pedalar. "Cuido muito bem de minha saúde. Sou maratonista. Dados os números de 2018, entre pedaladas e corridas, somei mais que 5.600km percorridos. Procuro dedicar tempo à família e, quando possível, à cozinha também. Meu pai tinha um restaurante chinês, mas eu tenho as minhas próprias especialidades, do yakisoba aos risotos, carnes e frutos do mar", comenta.  

Mensagem

Para quem está começando a carreira, Lau destaca a importância de que tenha em mente seus objetivos pessoais ou profissionais. "Tem de haver equilíbrio que possibilite alcançar as nossas metas de forma sustentável. Vale lembrar que, depois que chegamos aonde queremos, novas metas são traçadas. Mas tudo só é ‘alcançável’ se tivermos saúde (física e mental), porque as nossas conquistas são o resultado de nossos constantes esforços", avalia ele.

Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©