edição 90 - Abril de 2018
A Divisão atua principalmente em três frentes: inovação, captação de parcerias e qualidade
Claudio Foltran, responsável pela divisão de Inovação e Qualidade, na qual atua em inovação, captação de parceria e qualidade.
Mais um dos importantes resultados das ações do planejamento estratégico é a estruturação da área de Inovação e Qualidade, no Centro de Pesquisas. Essa Divisão é responsável pelo relacionamento institucional com empresas, instituições e entidades de classe, estimulando ações acadêmicas e empresariais por meio dos convênios firmados. Além disso, é responsável também por auxiliar os pesquisadores do Instituto Mauá de Tecnologia na submissão de projetos de P&D e por dar apoio aos projetos estratégicos estabelecidos pelo comitê gestor. "A Divisão de Inovação e Qualidade possui uma importância estratégica para toda a Instituição. Entendo que a Divisão atende diversas áreas do Instituto Mauá de Tecnologia, não sendo sua atuação restrita às demandas do Centro de Pesquisas", explica Claudio Foltran, engenheiro responsável pela área.
Principais objetivos
Inovação
Em relação à inovação, o objetivo é dar apoio à submissão de projetos de P&D ou auxílio à pesquisa, monitorando as chamadas dos principais órgãos de fomento e de empresas que investem em P&D.
Captação de parcerias
Realizar a captação de parcerias com empresas e instituições estimulando a participação delas na formação dos alunos, seja apoiando trabalhos de conclusão de cursos (TCCs), iniciação científica/tecnológica, seja palestras, visitas técnicas, concursos, patrocínios, entre outras oportunidades. Além de formar alunos, também auxilia as Divisões do Centro de Pesquisas buscando demandas em diversas frentes, tais como pesquisa aplicada, consultorias, treinamentos, soluções em ensaios e simulações, calibração de instrumentos.
Gestão da Qualidade
A atuação nessa atividade está direcionada para as Divisões do Centro de Pesquisas. O objetivo é manter e ampliar a quantidade de ensaios e calibrações acreditados pela Cgcre*. Atualmente existem mais de 70 ensaios (automotivo, mecânico e químico) e cinco grandezas de calibrações acreditadas pela Cgcre. Neste momento, está em fase de aprovação a ampliação do escopo para a realização de ensaios para medição da retrorefletividade da sinalização viária (vertical e horizontal).
*Cgcre: Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro.
Para cada frente de atuação, a Divisão está alinhada aos objetivos estratégicos do Instituto, destacando-se os seguintes:
Captação de Parcerias
Com a integração entre Centro Universitário e o Centro de Pesquisas, a quantidade de parcerias formalizadas cresceu muito nos dois últimos anos. Atualmente, o Instituto Mauá de Tecnologia possui mais de 80 convênios de cooperação formalizados que motivaram diversas ações no CEUN e CP.
Um dos exemplos é o caso da Ultragaz que, após a realização de uma consultoria na área de alimentos de um projeto com o objetivo de substituir o forno a lenha por GLP em pizzarias, está tratando de outros dois atendimentos para a área de inovação da empresa. Em outra frente, a Ultragaz participará do evento SMILE que ocorrerá de 21 a 25 de maio, na Mauá, no Campus de São Caetano do Sul, com previsão para uma visita técnica de nossos alunos à empresa e a possibilidade de apoio da Ultragaz em atividades acadêmicas.
Outro exemplo de parceria refere-se à Tramontina. "Já realizamos um concurso com os alunos do curso de Design e estamos ajustando os detalhes para a participação da empresa num projeto de pesquisa e desenvolvimento com um de nossos grupos de pesquisa", acrescenta.
Projetos em andamento
Atualmente, destacam-se os seguintes projetos apoiados pela Divisão de Inovação:
O CP está investindo em três projetos relativos ao desenvolvimento de hardware para sensoriamento, de sistema de rede e antenas e o desenvolvimento de um network server.
Podemos dizer que a Divisão de Inovação e Qualidade proporciona muitos benefícios para o Instituto com a centralização das informações em suas diferentes frentes de atuação, além de estimular a importância da sinergia e integração entre os 3 PILARES DA INOVAÇÃO - ENGENHARIA, ADMINISTRAÇÃO E DESIGN, fomentando a troca de conhecimento entre as áreas.
*LoRa: é uma tecnologia de radiofrequência que permite comunicação em longas distâncias (em áreas urbanas 3-4 km de alcance e, em áreas rurais, até 12 km ou mais), com consumo mínimo de energia.