edição 90 - Abril de 2018
A Instituição lança especialização em Design & Inovação na Embalagem
De acordo com o professor Fabio Mestriner, o principal objetivo do módulo é aproximar do aluno os desafios do cotidiano da profissão.
Mundialmente, o segmento de embalagem movimenta mais de US$ 500 bilhões, representando, entre 1% e 2,5% do PIB de cada país. No Brasil, segundo dados da ABRE (Associação Brasileira de Embalagens), o setor movimenta 47 bilhões de reais e gera mais de 200 mil postos de empregos diretos e formais. Esses dados reforçam que os conhecimentos sobre embalagem precisam ser compartilhados entre os profissionais e, principalmente, entre alunos e professores em sala de aula. De olho no mercado empregador, o Instituto Mauá de Tecnologia lança, neste ano, um novo módulo de especialização em Design & Inovação na Embalagem.
Pensado e desenvolvido para designers, profissionais do ramo de Embalagens e Marketing, o curso da Mauá trabalha com a metodologia Project Based Learning (PBL), que propicia ao aluno a oportunidade de agregar conhecimento e habilidades profissionais. Durante o módulo, os alunos trabalharão num projeto específico para investigar e responder a um desafio autêntico, envolvente e complexo anteriormente proposto.
De acordo com o coordenador do módulo de Design & Inovação na Embalagem, professor Fabio Mestriner, o objetivo é trazer o aluno cada vez mais para perto do que é proposto no mercado. "Para isso, convidamos empresas reais do mercado para um briefing aos nossos alunos. Assim, durante o curso, eles desenvolverão o projeto que será apresentado, com todos seus desafios mercadológicos, à empresa apoiadora do curso."
Estrutura:
Pensando na alta demanda de mercado por profissionais da embalagem, a Mauá lança novo módulo de pós-graduação em Design & Inovação na Embalagem.
O módulo de especialização em Design & Inovação na Embalagem será composto por três blocos e irá propor que os alunos desenvolvam ações de marketing que possam potencializar a proposta de design e inovação apresentada pela empresa apoiadora, além de utilizar a metodologia de gestão de projetos de embalagem para planejar o passo a passo para a implantação da proposta previamente apresentada.
O principal diferencial do curso é a habilitação do profissional. "Ao término dos três blocos, o aluno estará apto a conduzir um projeto de inovação na embalagem a partir da percepção de valor do consumidor; poderá, também, atuar na condução de um projeto de design de embalagem-padrão", afirma o professor.