edição 89 - Março de 2018
A Mauá é a primeira instituição de ensino particular a ter a tecnologia de metrologia óptica 3D da GOM
Com aparelho de Metrologia óptica 3D, o objetivo é capacitar alunos e professores com o equipamento utilizado nas grandes indústrias.
O ano começou com mais uma novidade para os cursos de Engenharia e Design. O Instituto Mauá de Tecnologia renovou sua área metrológica com a aquisição da mais nova tecnologia de medição: Metrologia óptica 3D. O objetivo é capacitar alunos e professores com o equipamento utilizado nas grandes indústrias e oferecer ao mercado trabalhos de análises mais precisos e elaborados com esse recurso.
"Somos a primeira instituição de ensino particular a ter esse equipamento. Estamos alinhados com as novas tecnologias de metrologia do mercado para que os alunos tenham conhecimento avançado dos equipamentos que encontrarão na indústria", afirma o engenheiro Henrique Satkunas, chefe da Divisão de Ensaios e Análises do Centro de Pesquisas.
A Metrologia óptica 3D possibilita captar dados de medição tridimensional para análise de componentes industriais, tais como peças estampadas, ferramentas e moldes, pás de turbina, protótipos, peças injetadas, fundidos e muito mais. Isso é possível porque o sistema conta com câmeras, permitindo ao equipamento realizar a varredura da peça e/ou material a ser a avaliado e, com o seu avançado software, converte as imagens em uma nuvem de pontos, gerando um modelo matemático e possibilitando fazer a análise dimensional, estrutural, reconstrução entre outras.
Com essa aquisição, os alunos terão a oportunidade de ter contato com uma tecnologia nova, usada amplamente na indústria automotiva e aeroespacial, capaz de substituir os métodos de medição tradicionais, reduzindo o tempo de medição/desenvolvimento de produto, além de fazer análises estruturais e engenharia reversa. Os cursos de Engenharia e Design serão os principais beneficiados com a aquisição.