edição 83 - Julho de 2017

Conheça a trajetória de sucesso de Fernando Schaeffer, Vice-Presidente de Vendas para a América Latina, da Unisys Brasil

Há 24 anos no mercado, o executivo conta como seu conhecimento técnico foi fundamental para assumir um cargo de liderança e estratégia em multinacional

O ex-aluno, Fernando Schaeffer, afirma que um dos diferenciais do curso de Engenharia Eletrônica da Mauá é a possibilidade de realizar trabalhos em grupo.

A escolha profissional de Fernando Schaeffer não tinha como ser diferente. O executivo cresceu em meio a familiares e amigos que estavam de alguma forma ligados à Engenharia e seu primeiro emprego foi numa das mais importantes consultorias de Tecnologia da Informação do mercado, a antiga Andersen (hoje, Accenture).

"Sempre gostei de solucionar problemas e pensar ‘fora da caixa’. Assim, quando vi um primo se formando na Mauá e conseguindo um ótimo emprego, decidi ser essa a área que iria seguir, pois seria possível conciliar minhas duas principais habilidades na época", afirma Fernando Schaeffer, Vice-Presidente de Vendas da Unisys para a América Latina.

Schaeffer começou a trabalhar na Accenture na área de Desenvolvimento e Programação de Aplicações, Banco de Dados e outras atividades técnicas. "Trabalhar numa empresa de consultoria global me ajudou muito a ouvir, entender e propor soluções, no início puramente técnicas. No entanto, à medida que o tempo foi passando, percebia que se tratava de atividades de negócio para o cliente final.  Depois desses mais de 24 anos de carreira, noto que a minha base técnica foi essencial para entender as dores, problemas e inquietudes de clientes das inúmeras indústrias do mercado", reflete o executivo. 

Outro ponto que o vice-presidente de Vendas para a América Latina considera fundamental no seu aprendizado na Mauá, no curso de Engenharia Eletrônica, foi trabalhar em equipe. "Meu projeto de formatura, assim como outros ao longo do curso de Engenharia, não seria possível se não fosse em grupo. Nesse formato, definíamos os papéis e as responsabilidades de cada um, com checkpoints frequentes para planejar o que iríamos fazer para chegar ao resultado final. Esse modelo uso até hoje no meu dia a dia, tanto no lado profissional quanto no familiar".

A organização e o planejamento são fundamentais para o sucesso do executivo  que, entre seus desafios, lidera uma área de Vendas em âmbito latino-americano para uma empresa multinacional. "Diariamente lido com pessoas de culturas diferentes (internas ou externas). Mas tenho em mente um desafio único: criar uma equipe multidisciplinar e motivada, que se comunique muito bem com os clientes internos e externos e que saiba utilizar a quantidade imensa de informações disponíveis a todos em prol do negócio", complementa.

Quando questionado sobre alguma lembrança especial da época de graduação no Instituto Mauá de Tecnologia, o profissional recorda-se de um dos professores na disciplina de Circuitos Digitais. "Além de professor, ele tinha uma empresa que desenvolvia e fabricava painéis digitais usados em agências bancárias, correios, entre outros locais. O docente tinha seu lado de empreendedorismo, por ter obviamente seu negócio;  ampliou bastante minha visão "comercial" e de relacionamento com as pessoas. Foi ele também que nos influenciou e ajudou a escolher o nosso projeto de formatura, o painel eletrônico comandado por computador, a ser utilizado no ginásio esportivo que a Mauá estava acabando de construir", comenta Schaeffer.

Para obter resultados tão expressivos no seu trabalho, a rotina de Fernando é equilibrada. Nas horas vagas, ele gosta de viajar com a família e visitar seus parentes espalhados em vários países. Quando está em São Paulo, pratica tênis, corrida e anda de bicicleta. Já no inverno, no hemisfério Norte, o executivo gosta de esquiar, atividade que entrou para sua rotina após três anos morando nos EUA.

"Posso dizer que a Engenharia e a Mauá me trouxeram a capacidade de resolver problemas em diversos âmbitos da minha vida e aplico esse conhecimento para tudo", finaliza Schaeffer.

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2022 ©