edição 82 - Junho de 2017
Evento aconteceu de 9 a 13 de maio em São Paulo
A Mauá participou da construção do projeto do demonstrador de manufatura avançada, junto de empresas parceiras.
O envolvimento do Instituto Mauá de Tecnologia com os temas relacionados com a Manufatura Avançada, ou Indústria 4.0, começou anos atrás, mais precisamente em 2008, com os primeiros ajustes na estrutura curricular do Curso de Engenharia de Produção. Na época, foi adquirido um pacote de softwares que permitia que alunos, a partir do terceiro ano, desenvolvessem produtos e construíssem suas fábricas num ambiente virtual.
Esse projeto, denominado Fábrica Virtual, que continua presente em nosso cotidiano, apresenta uma caraterística muito importante: mescla o uso dessas ferramentas com a realidade das indústrias brasileiras de menor porte, que têm intensa participação na geração de riqueza e de empregos. Isso ajuda a desenvolver a visão crítica que prezamos nos profissionais formados pela Mauá.
"O IPDMAQ/ABIMAQ é um dos grandes alicerces da nossa Fábrica Virtual porque nos abriu a oportunidade de receber apoio estratégico e financeiro do CNPq e da empresa ThyssenKrupp Industrial Solutions, Ltda., em ação conjunta para inaugurar o Laboratório de Comissionamento Virtual e acelerar a formação de competências no assunto. Para nossa satisfação e orgulho, o apoio continuou a existir de forma intensa, mesmo após o encerramento do projeto e, em 2016, pudemos conviver com profissionais de muitas empresas na construção do demonstrador de manufatura avançada exibido na FEIMEC", afirma o professor Antônio Cabral, coordenador do curso de Engenharia de Produção do Instituto Mauá de Tecnologia.
Mauá deu início à construção do Centro de Competência em Manufatura Avançada, que terá sua primeira etapa inaugurada no início de agosto de 2017.
Em 2017, a participação da Mauá na EXPOMAFE permitiu dar continuidade a esse aprendizado. A forma inteligente e colaborativa pela qual ABIMAQ e a Informa Exhibitions conduziram a construção do projeto do demonstrador de manufatura avançada, reunindo empresas e instituições de ensino e de pesquisa é uma demonstração cabal do correto emprego da palavra "colaboração" que deverá estar sempre presente nas futuras atividades empresariais.
"O nosso aprendizado é intenso e, a partir dessas experiências gratificantes, a Mauá deu início à construção do Centro de Competência em Manufatura Avançada, que terá sua primeira etapa inaugurada no início de agosto de 2017. Além disso, participaremos de projeto semelhante na FISPAL 2017 (também organizada pela Informa Exhibitions), com o foco no "caminho até a indústria 4.0". Essas ações de intensa procura pelo que há de mais novo fazem parte do DNA da Mauá", acrescenta o professor Ari Costa.
Nesse momento de grande satisfação por participar desse projeto é fundamental externar, uma vez mais, o nosso agradecimento à ABIMAQ e à Informa Exhibitions pela oportunidade que nos foi oferecida.