edição 81 - Maio de 2017

Prof. Anderson Harayashiki Moreira é eleito um dos 53 MINDSTORMS Community Partner

No grupo de brasileiros, ele é o único professor universitário a fazer parte do grupo de MCPs

“Ser um MCP é um reconhecimento de todo o trabalho que venho desenvolvendo para divulgar o potencial dos produtos LEGO MINDSTORMS.

É com muito orgulho que recebemos a notícia de que Anderson Harayashiki Moreira, ex-aluno e professor do curso de Engenharia de Controle e Automação do Instituto Mauá de Tecnologia, foi escolhido para ser um dos 53 MINDSTORMS Community Partner (MCP) do mundo.

No Brasil, além dele, existem apenas três outros brasileiros no grupo de MCPs:  Guilherme Constantino (Engenheiro Mecatrônico), Guilherme Lima (formado em Gestão de TI) e Ana Paula Santos (formada em Matemática).

"Ser um MCP é um reconhecimento de todo o trabalho que venho desenvolvendo para divulgar o potencial dos produtos LEGO MINDSTORMS na formação de jovens profissionais nas áreas de STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics). Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonado por assuntos relacionados a Robótica. Com a criação da linha de produtos LEGO MINDSTORMS pude unir minha grande paixão (Robótica) com um dos meus principais  hobbies, que é montar os famosos blocos coloridos. Posso dizer que minha brincadeira de criança se tornou algo sério. Fazer parte do grupo MCP17 é uma oportunidade de trabalhar com um grupo global de especialistas LEGO MINDSTORMS, além de "compartilhar e cuidar" dessa marca", afirma o Prof. Anderson.

O prof. Anderson explica, também, que seu principal papel como MCP é inspirar e desenvolver a comunidade global de usuários dos produtos LEGO MINDSTORMS, ajudando a espalhar a "magia MINDSTORMS", como a LEGO gosta de dizer, para tantos lugares e pessoas quanto possível. “Além disso, devo desenvolver ideias criativas utilizando os produtos LEGO MINDSTORMS, organizar e participar de eventos  com outros MCPs, criar conteúdo on-line, auxiliar pessoas para que elas consigam pôr em prática suas ideias de projetos e trabalhar em desafios criativos", acrescenta.

Outro ponto importante é que,  por ter contato com um seleto grupo de experts ao redor do mundo, o professor terá a oportunidade de trocar experiências com esses profissionais, o que possibilitará o enriquecimento de conteúdo da PAE – Aplicações Práticas de Engenharia,  utilizando a plataforma LEGO MINDSTORMS, que é oferecida aos alunos da Mauá.


"Pretendo incorporar novas ideias e tecnologias no aprendizado dos alunos. Com base nas experiências dos outros MCPs,  poderei avaliar a implementação dos produtos LEGO MINDSTORMS em outras disciplinas. Também teremos a possibilidade de organizar eventos com o apoio da LEGO no Instituto Mauá de Tecnologia", conta.

Para alcançar esse nível de nomeação, o candidato ao cargo de integrante do grupo de MCPs deve ser indicado por um ou mais membros do grupo de MCPs do ano anterior. Todos os candidatos indicados são convidados a preencher um formulário com informações pessoais e necessitam responder a algumas perguntas acerca dos produtos LEGO MINDSTORMS. Nesse formulário devem ser apresentadas as principais conquistas e projetos desenvolvidos utilizando LEGO MINDSTORMS e, por fim, deve-se explicar por que  deseja fazer parte do grupo de MCPs. Feito isso, o formulário é analisado por um comitê da LEGO que ratifica ou não o ingresso do candidato. Uma vez escolhido,  deve-se assinar um termo de compromisso com os valores da LEGO.

Sobre os MCPs

Desde a criação do primeiro produto LEGO MINDSTORMS, o RCX, em 1998, o grupo de MCPs tem tido um importante papel na divulgação dessa tecnologia, além de auxiliar o desenvolvimento das novas gerações dos produtos LEGO MINDSTORMS (o NXT em 2006 e o EV3 em 2013).

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©