edição 75 - Setembro de 2016

Mauá cria Núcleo de Engenharia de Computação

Iniciativa possibilita que todos os alunos da Mauá participem de projetos na área de Computação gerando integração com outras áreas

Um dos importantes objetivos do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia em sua filosofia de ensino é proporcionar aos alunos a realização de projetos integrando os cursos de Engenharia, Administração e Design. Afinal, a experiência de trabalhar com outras áreas é essencial para que os estudantes tenham a compreensão do que é a realidade no ambiente de trabalho.

Para isso, a Mauá deu mais um passo rumo ao fortalecimento da sua visão de empreendedorismo e inovação ao criar o núcleo de Engenharia de Computação.

O principal foco dessa iniciativa é possibilitar a todos os alunos a oportunidade de participarem de projetos na área de Computação, além de permitir um itinerário formativo, flexível, com muitos desafios, oportunidades, empreendedorismo e inovação.

Para Everson Denis, coordenador do curso de Engenharia de Computação, o objetivo do Núcleo de Engenharia de Computação é proporcionar aos alunos da Mauá o envolvimento em aplicações práticas e projetos reais na área de computação

“O nosso objetivo é proporcionar aos alunos da Mauá, o envolvimento em aplicações práticas e projetos reais na área de Computação, tais como desenvolvimento WEB, dispositivos móveis, jogos, gestão de projetos, entre outros, além de incentivar a integração com outros cursos da Mauá para que o futuro engenheiro possa inovar, criar soluções e empreender”, explica o coordenador do curso de Engenharia de Computação, prof. Everson Denis.

O professor acrescenta que as atividades e projetos oferecidos pelo curso de Engenharia de Computação, cujo nome oficial foi denominado como "Aplicações Computacionais I (primeiro semestre) e II (segundo semestre)” estão oferecidos atualmente como uma das opções de PAEs e como atividades complementares para alunos da Mauá.

“A área que desperta grande interesse dos alunos é a de Jogos, e dentre as atividades dessa área pode-se destacar o desenvolvimento do MauaCraft, Projetos de Jogos envolvendo modelagem 3D e programação de Scripts, construção de Totem de Jogos, entre outros. Nesse momento, temos dois monitores de projetos e um aluno voluntário participando do Projeto do MauaCraft e do Totem de Jogos, mas já existem muitos alunos interessados em participar pela grande demanda na área”, acrescenta o coordenador.

Acompanhe os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Núcleo de Engenharia da Computação:

O MauaCraft integra as atividades do Núcleo de Engenharia de Computação

1. Mauacraft: construção do Campus da Mauá com suas dimensões preservadas usando blocos do jogo Minecraft, além da criação de jogos usando o Minecraft para serem trabalhados com alunos de escolas secundárias;

2. Projetos WEB e de dispositivos móveis: desenvolvimento de aplicativo para dispositivos móveis e aprimoramento do ambiente WEB para o evento da Semana de Engenharia, além de outras demandas em estudo e desenvolvimento;

3. Projetos e Competições de Jogos: preparação para League of Legends (gestão para a organização e execução do campeonato);

4. Projetos de Jogos: Programação de Scripts e Modelagem 3D para Jogos. Nesse projeto ocorre a integração de diversas áreas, tais como Design (criação, modelagem 3D, game design document), Administração (integração e coordenação das equipes de desenvolvimento, gerenciamento de projetos para as diversas fases do jogo) e Engenharia de Computação (programação e desenvolvimento dos jogos, inteligência artificial, física aplicada aos jogos, multiplayer).

5. Projeto de Totem de Jogos usando o Hardware Raspberry PI (Mauarcade): criação de um totem de jogos usando Hardware Embarcado. Esse projeto envolve a integração dos cursos de Design (design e modelagem do totem) e Engenharia de Computação (interfaceamento com o hardware do totem, integração hardware/software e instalação e configuração de emuladores de jogos para Super Nintendo, Playstation, Game Boy, Atari, entre outros.

Os responsáveis pelo Núcleo de Engenharia de Computação são os professores Everson Denis, Pedro Latorre e Marco Furlan e o engenheiro Luiz F. M. do Couto. Como participantes e tutores nos projetos,  podemos destacar os alunos Carlos Eduardo Cardozo, Diogo Slepetys e Raphael Fernandez.

A iniciativa é destinada a todos os alunos que tenham interesse em participar de projetos na área de Computação (lógica de programação, programação de jogos, programação WEB, programação de dispositivos móveis, integração entre hardware e software, Internet das Coisas, Modelagem 3D, Gestão de Projetos), além da integração da Computação com outros cursos (Engenharia, Design e Administração).

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©