edição 61 - Maio de 2015

Marcia Callage, a engenheira de alimentos que se tornou autora de livros e consultora

Marcia Callage, formada em Engenharia de Alimentos pela Mauá, atua no mercado há mais de 20 anos

A curiosidade em saber como os alimentos funcionam em nosso organismo foi um dos motivos que levou a consultora e autora de livros, Marcia Callage,  a escolher o curso de graduação em Engenharia de Alimentos, na Mauá. “A Engenharia de Alimentos é uma profissão do futuro para a segurança alimentar da população. Todos os estabelecimentos de alimentos, desde os mais simples aos mais sofisticados, deveriam ter um engenheiro de alimentos envolvido”, afirma a profissional.

Com mais de 20 anos de experiência em indústrias de vários segmentos e com  conhecimento de processos da cadeia produtiva dos alimentos, a engenheira criou o Projeto E.M.A (www.projetoema.com.br), iniciativa que tem o objetivo de oferecer consultoria sobre as Boas Práticas de Fabricação (BPF) na área de Engenharia de Alimentos e de Produção, Desenvolvimento de Produtos e Processos e implementações dos requisitos de certificações Global Food Safety Initiative (G.F.S.I.) “Hoje é fundamental o desenvolvimento de alimentos com segurança alimentar, custo exequível e processos produtivos competitivos. Portanto a sinergia entre a Engenharia de Alimentos e a Engenharia de Produção é um componente extremamente forte para a gestão de toda a cadeia produtiva dos alimentos”, completa.

A ex-aluna Marcia Callage criou personagens infantis que explicam as Boas Práticas de Fabricação dos alimentos e lançou o livro “A Encantada Fábrica de Gostosuras da EMA”

Devido aos conhecimentos adquiridos na Mauá e ao longo de sua jornada profissional, Marcia conta que atualmente é muito difícil realizar suas refeições fora de casa. “Quanto mais conhecimento temos, mais desconfiança desenvolvemos. É raro eu me alimentar fora de casa, pois eu não confio nos cuidados em segurança alimentar que os restaurantes oferecem”, explica.

Para melhorar a qualidade dos serviços prestados e dos cuidados em todo o processo com os alimentos, a executiva acredita que a educação sobre a segurança dos alimentos deve acontecer desde cedo na vida das pessoas. Por isso, ela criou personagens infantis que explicam as Boas Práticas de Fabricação dos alimentos e lançou o livro “A Encantada Fábrica de Gostosuras da EMA”, apresentado em 2013 na Feira Internacional do Livro de Frankfurt e pelo qual o Brasil foi o país homenageado.  A executiva também participou de outros projetos importantes como o prêmio  Professor Samuel Benchimol, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Marcia acredita que a profissão – Engenheiro de Alimentos - está em ascensão no mercado e ficará melhor, quando os órgãos fiscalizadores forem mais exigentes e sérios, exigindo em cada estabelecimento um profissional de produção de alimentos. Outro ponto que ela destaca como essencial para a carreira de sucesso do engenheiro de alimentos é a relação com as pessoas. “Para conseguir a almejada segurança alimentar é fundamental saber tratar e entender as pessoas envolvidas nos processos produtivos. Só dessa forma, é possível obter sucesso”, finaliza a engenheira, que usa suas horas vagas para relaxar com as aulas de natação e a prática de patins.  E, assim, aproveita  para se inspirar para as próximas histórias.

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2025 ©