edição 59 - Março de 2015

A partir de 2015, os cursos de Engenharia e de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia apresentam uma inovação em seus currículos. Agora, atividades antes consideradas extracurriculares, essencialmente práticas e que proporcionam ao aluno a vivência real de uma situação, serão consideradas na integralização curricular dos cursos de Engenharia e de Administração. Os cursos continuam sendo aplicados principalmente em disciplinas convencionais, mas passam a ter maior variedade e flexibilidade no desenvolvimento de atividades que, até então, eram consideradas extracurriculares, explica o prof. Marcello Nitz, pró-reitor Acadêmico do Instituto Mauá de Tecnologia.
Essa implementação acontecerá em todas as séries de todos os cursos. Porém, em 2015, a reforma inicia-se nas primeiras séries e o aluno contar com mais de 40 opções de atividades desafiadoras e projetos de todas as áreas para escolher de qual delas quer participar. "Queremos que os alunos encontrem desafios profissionais desde a primeira série e, assim, desenvolvam competências importantes para construção de suas carreiras. Pensamos em formar profissionais mais ativos e que saibam trabalhar em equipe", afirma o professor Hector Alexandre Chaves Gil.
Com essa mudança, cerca de 20% das horas serão alocadas para a introdução das atividades práticas e eletivas e o restante continuará composto por disciplinas convencionais. O aluno contará com o apoio dos professores para escolher as atividades que mais se enquadram a seu perfil. No caso dos cursos de Engenharia, a realização desses projetos na primeira série contribuirá para que o aluno faça uma opção mais consciente pela área da Engenharia que optar por seguir, já que a opção do curso é feita só no final da primeira série. "Esse é um passo importante para uma construção curricular personalizada, conforme os interesses e necessidades de cada aluno", acrescenta o professor Hector.
O curso de Administração também implantará a mesma filosofia a partir deste ano. "A ideia é que haja uma integração maior entre os cursos de Engenharia, Administração e Design, pois são áreas complementares", afirma o pró-reitor.
Pioneirismo
Essa inovação na estrutura curricular é mais um diferencial do Instituto Mauá de Tecnologia, que se espelha nas tendências internacionais e vanguardistas do mundo para trazer mudanças que melhorem seus cursos. "Fizemos essa reformulação percebendo a necessidade que a educação tem na atualização de metodologias de ensino, personalização curricular, motivação e envolvimento do aluno com o curso de interesse. Para isso, estudamos Instituições do exterior com práticas semelhantes, mas criamos nosso próprio modelo de ensino", explica o professor Marcello Nitz e acrescenta que a Mauá tem tudo muito bem organizado: professores preparados; laboratários, infraestrutura ampla e diversificada.
Parcerias com as empresas Zoom Education, GM e Vivo contribuem para o desenvolvimento de competências técnicas
2015 começa com novidades para os alunos de primeira série dos cursos de Engenharia. O Instituto Mauá de Tecnologia está trabalhando para firmar uma parceria inédita com a empresa Zoom Education, distribuidora exclusiva da Lego Education, que prevê a doação de kits de última geração para serem usados em Projetos de Atividades Especiais por dois grupos de alunos (20 alunos cada grupo) da primeira série.
Por meio de atividades lúdicas e didáticas, os alunos poderão desenvolver suas habilidades e competências, principalmente, nos projetos de Robótica realizados como Projetos de Atividades Especiais. "A ideia é que os experimentos desenvolvidos com os kits Legos tragam aos alunos da primeira série uma visão mais pragmática de suas principais dificuldades e ajudem-nos no desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade", afirma o professor José Carlos de Souza Junior, Reitor do Instituto Mauá de Tecnologia. Complementa explicando que o aprendizado adquirido com estes projetos pode ser usado pelos alunos tanto na Instituição quanto na indústria.
Entre as instituições de ensino superior, a Mauá é a primeira a oferecer esta atividade aos alunos. A Zoom Education irá fornecer à instituição o programa Genius Robotic, que prepara o aluno sobre conceitos tecnológicos e programações utilizando o software WeDO.
Em um segundo momento, a Mauá tem como meta estruturar um laboratório só para este tipo de atividades com Robótica, abrindo para a participação de profissionais do mercado.
Ainda falando em parcerias, o Instituto Mauá de Tecnologia tem importantes parceiros que continuarão atuando em 2015. É o caso da montadora General Motors (GM) com os programas de estágio. Para os estágios, além da integração dos alunos durante este período, os 10 alunos que mais se destacarem serão contratados como líderes de departamentos na GM. A instituição ainda tem uma parceria com a montadora para a promoção de concurso na área de Design e para uma sala patrocinada na área de Engenharia de Produção.
Com a Vivo, a Mauá firmou no ano passado a parceria "Internet das Coisas", em que os alunos, principalmente do curso de Engenharia de Controle e Automação, matriculados na disciplina eletiva Programação de Interfaces com Dispositivos Móveis, terão a possibilidade de interagirem com a nova onda da web, chamada de Internet das Coisas. As aulas contam com a participação tanto de profissionais do Centro de Inovação da Vivo quanto de docentes da Mauá, o que proporciona uma troca de conhecimento com profissionais do mercado.