edição 57 - Novembro de 2014

Vicente Abate, 63 anos, é formado em Engenharia Metalúrgica pelo Instituto Mauá de Tecnologia na turma de 1974. "Sempre quis estudar metalurgia e na época escolhi o Instituto Mauá de Tecnologia que já era bem conceituado, com laboratórios especializados e corpo docente exemplar", comenta Vicente.
O ex-aluno começou a carreira ainda novo fazendo estágios na usina e no Marketing da Aços Villares e, depois de formado, seguiu para a área industrial. Ele também atuou nos setores Siderúrgico e Automobilístico. No entanto foi na área Comercial, mais especificamente no ramo ferroviário, que se realizou profissionalmente. "Já faz 35 anos que trabalho nessa área, que exige muita dedicação, mas também é muito desafiadora profissionalmente. Tive o privilégio de, como diretor Comercial, participar dos recordes de faturamento da empresa em 2005." complementa.
Hoje, Vicente, além de diretor de Relações Corporativas da AmstedMaxion, empresa em que trabalha há 30 anos, também presidente da ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária) e diretor do SIMEFRE (Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários), da SAE BRASIL, da ANPTrilhos e do DEINFRA (Departamento de Infraestrutura) da FIESP.
Ele conta que um dos segredos para uma carreira de sucesso ? nunca deixar de estudar. Após a graduação, fez pós-graduação na Escola Politécnica da USP, MBA em Marketing pela FGV-SP e na Babson College, nos EUA. Devo muito do que sou hoje à formação sólida que tive na Mauá, profissional e pessoalmente. É claro que o traquejo na vida profissional é adquirido com o tempo, mas a Mauá me proporcionou as oportunidades de que precisava para começar a trilhar minha carreira. Tenho muito orgulho desta Instituição." finaliza.