edição 57 - Novembro de 2014

Uma comitiva formada por representantes da prefeitura de São Bernardo do Campo, Instituto Mauá de Tecnologia, Universidade Federal do ABC, FEI, Universidade Metodista e empresas da região do ABC, visitou, em setembro, à Suécia a fim de estreitar laços com o País. Essa ação faz parte de uma aproximação entre à Suécia e o Brasil, que culminou na criação do CISB - Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro, em São Bernardo do Campo, cuja missão é estimular a aproximação das empresas e universidades da região com instituições da Suécia.
Para o professor Roberto Peixoto, assessor de Assuntos Internacionais do Instituto Mauá de Tecnologia, que participou da comitiva, a aproximação com a Suécia é uma ótima oportunidade para a Mauá, "Nossa intenção é criar convénios com as instituições suecas para intercámbio de alunos e professores, e desenvolver projetos conjuntos. Além de participar do CISB, a Mauá em parceria com a prefeitura de São Bernardo do Campo e a CISB realizou Seminário de Segurança Veicular Brasil-Suécia, em 2103, cujo objetivo foi discutir o projeto de implantação de laboratório de Crash Test, independente, no Brasil pela Mauá com apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo para a instalação no Parque Tecnológico de São Bernardo do Campo?, comenta Peixoto.
Uma das oportunidades que está sendo discutida entre representantes de ambos os países é o direito de comercialização de caças militares Gripen NG, referente ao acordo de cooperação assinado em 2013 pelo ministro da Defesa, Celso Amorim. As aeronaves serão produzidas no Brasil com a transferência de tecnologia da Suécia e há possibilidade de que a fábrica dos caças seja construída na região do Grande ABC.