edição 50 - Abril de 2014

Roberto Luiz Lopes Mauri Cardoso, 51 anos, é formado em Engenharia Eletr? ?nica pelo Instituto Mauá de Tecnologia na turma de 1986. ?Sempre gostei de eletrônica. Quando era garoto, produzia os amplificadores e luzes estroboscópicas para os bailes na década de 1970?, conta o engenheiro.
O ex-aluno trabalha com LED (light-emitting diode) desde 1994. Ele identificou um grande mercado em potencial e decidiu abrir sua própria empresa em 2008, a O2 Led Illumination. A empresa dedica-se ao fornecimento de lâmpadas e luminárias de LED, produtos ecologicamente corretos, tanto para aplicações internas quanto para aplicações externas e atua nos mercados residencial, comercial, industrial e público.
Em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) e a Arrow do Brasil S.A, é responsável pela iluminação da Ponte Rosinha Fillipo, em Guaratinguetá, primeira via pública iluminada com LED no Brasil. Segundo Roberto, a O2 Led também foi a primeira empresa a montar luminárias LED para a iluminação pública no Brasil. ?O produto sempre foi importado, mas o Brasil começa a dar os primeiros passos para sua produção. Essa tecnologia está invadindo o mercado brasileiro. É uma tendência natural à medida que, desde o início, o homem procura iluminar muito, com pouco gasto de energia?, diz o empresário.
Cardoso afirma que o Instituto Mauá de Tecnologia é bem reconhecido no mercado desde a sua fundação e, por isso, escolheu estudar na instituição. Quanto à escolha da área, para ele engenharia eletrônica é tendência de mercado, está sempre alinhada com novas tecnologias e cada vez mais faz parte do dia a dia das pessoas. ?A eletrônica está numa linha crescente muito grande. Interage com outras áreas como medicina, robótica, mecatrônica, segurança, controle, telemetria, entre outras e em todas visa explorar ao máximo todo o potencial?, acrescenta.
Atualmente, o mercado de trabalho da engenharia abriu-se num leque grande de oportunidades de trabalho e desenvolvimento pessoal. ?Basta cada estudante se encontrar dentro da engenharia e aproveitar as situações que aparecem na sua carreira. Uma dica que posso dar aos alunos da Mauá é que fiquem atentos às aulas de administraç? ?o, contabilidade e direito porque elas são importantes e fazem a diferença no momento de abrir o seu próprio negócio? encerra Cardoso.