edição 89 - Março de 2018

Carlos Bertozzi fala sobre a paixão por automóveis e tecnologia que o tornou o principal executivo da Hella do Brasil

O engenheiro mecânico conta como a Mauá foi importante para sua trajetória profissional

Carlos Bertozzi afirma que a Mauá busca manter o excelente padrão de ensino que existia já em sua época.

Apaixonado por automóveis, Carlos Bertozzi, atual presidente da Hella do Brasil, passou muitas tardes de domingo na companhia do avô, proprietário de uma oficina mecânica, desmontando carburadores ou partes de veículos. "Acredito que meu interesse por automóveis tenha surgido ali. Nessa época, eu também já era amante da tecnologia, computadores e programação e, hoje, percebo que, sem querer, antecipei a grande convergência que há no ramo Automotivo com a tecnologia", conta o ex-aluno da Mauá.

Com esse histórico inicial, ele decidiu seguir carreira no setor Automotivo. "Naquela época, imaginava que teria mais opções de carreira na Mecânica do que na Eletrônica, o que facilitou minha escolha pelo curso de Engenharia Mecânica, apesar de ainda não saber precisamente em que área iria trabalhar - se seria em projetos, melhoria contínua, CAE ou vendas. Eu sabia muito pouco sobre as opções de carreira, mas tinha certeza de que a Engenharia abriria muitas portas diferentes", afirma.

Mesmo sendo longe de sua casa, ele optou por fazer a graduação na Mauá logo que conheceu a estrutura. "Identifiquei-me muito com o perfil da escola, dos alunos e dos professores. E hoje vejo que fui muito feliz na minha escolha".

Carlos conta que um momento marcante do curso aconteceu quando sugeriu ao professor implantar o uso de uma nova tecnologia em sala de aula. "Por gostar de tecnologia e estar sempre prospectando novas e melhores formas de realizar as atividades do dia a dia, propus ao meu professor que utilizássemos uma ‘avançadíssima’ ferramenta de desenho - o Autocad - para a confecção dos trabalhos do 5.º ano. O professor foi até corajoso para os padrões da época e aceitou a proposta, o que me motivou bastante, por gostar de tecnologia, e me abriu as portas para contratação no final do ano. Afinal, estávamos alinhados ou mesmo à frente do que o mercado esperava na época. A Mauá também me abriu as portas para uma bolsa de estudos na Inglaterra, pois, desde que me formei, tinha o sonho de trabalhar um período no exterior", relembra.

Atualmente, um dos seus principais desafios no dia a dia executivo na Hella do Brasil é preparar a empresa para crescer por meio de novos negócios, implementação de processos bem controlados, contratações e desenvolvimento de profissionais competentes e motivados.

"Gostaria de ver a Hella atingir o nível de representatividade merecido no mercado doméstico. Por ter iniciado tardiamente suas operações por aqui, espero ainda vê-la crescer e estar à frente do crescimento e dos investimentos no Brasil", explica o executivo que anteriormente ocupou importantes cargos em empresas como Faurecia, Mecaplast e General Motors. 

E seu sucesso não veio à toa. Até nas horas vagas, Bertozzi continua estudando sobre automóveis e tecnologia. "Aproveito meus períodos de folga para me atualizar sobre as tendências nessas áreas. Também adoro viajar com a família e conhecer locais históricos, museus e parques. Andar de moto e testar novos gadgets também estão entre meus hobbies", conta.

O executivo acrescenta que sente muito orgulho do aprendizado que adquiriu na Mauá. "Vejo que até hoje, a Mauá busca manter o excelente padrão de ensino que existia em minha época. Apesar do mundo em constante transformação, vejo os estudantes da Mauá com uma mente aberta e preparada para se adaptar às exigências das novas profissões. Os conhecimentos básicos foram todos adquiridos na faculdade, mas será a sua atitude que o irá diferenciar de outros profissionais. Por isso, se eu puder dar um conselho para os novos profissionais. Digo para serem pessoas éticas, de conduta irrepreensível e com equilíbrio familiar. O sucesso certamente virá", finaliza.

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2019 ©