edição 50 - Abril de 2014

Sempre com o objetivo de gerar cada vez mais oportunidades para seus alunos aprenderem na prática, o Instituto Mauá de Tecnologia, por meio de sua área de Relações Institucionais, firmou três novas parcerias com as empresas Ariston, GS1 Brasil e Synergy.
?Essas ações são importantes por proporcionarem a aproximação dos corpos docente e discente com as empresas. Estamos trazendo profissionais e tecnologia de ponta para a Instituição e, com isso, preparando os nossos alunos para enfrentarem o mercado de trabalho com conhecimentos teóricos e práticos de tecnologias modernas com aplicação imediata, além de reciclarmos os nossos professores com a participação nessas atividades?, diz o Prof. Mario Garrote, ouvidor e assessor da área de Relações Institucionais do Instituto Mauá de Tecnologia.
A Ariston, empresa-líder em aquecimento de água, está há pouco mais de um ano no Brasil e custeou uma instalação no campus de São Caetano do Sul, que servirá como laboratório didático e como centro de treinamento para os engenheiros e técnicos da empresa, além de showroom. ?O Brasil está passando por um momento de forte desenvolvimento tecnológico. O governo e a população em geral têm, cada vez mais, sua atenção voltada ao conceito do aquecimento econômico e sustentável. A intenção da Ariston é a de investir e promover em todo o País produtos e sistemas de aquecimento com tecnologia avançada para contribuir nesse processo. A parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia foi feita porque a Ariston confia na história da Mauá, por formar excelentes profissionais, que em breve construirão o futuro desse setor?, conta Federico Calabresi, CEO da Ariston.
A partir deste semestre, em associação com as empresas GS1 Brasil e Synergy, também foi criada a disciplina eletiva de Identificação por meio de Radiofrequência (RFID UHF), oferecida aos alunos da última série dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica. Durante o primeiro e segundo semestres, os estudantes aprenderão os princípios básicos, os padrões da identificação por RF e terão até aulas sobre RFID avançado. "A parceria da GS1 Brasil com o Instituto Mauá de Tecnologia é importante, pois o aluno já sai com uma preparação diferenciada para o mercado, que sofre com a escassez de profissionais especializados nessa área", diz Patrícia Amaral, assessora de Soluções de Negócios da GS1 Brasil.
Além de colaborar na disciplina eletiva, a Synergy doou cerca de US$ 15 mil entre equipamentos importados da marca Impinj e nacionais da marca Identix, fabricados pela própria empresa no Brasil. ?Para nós é muito importante poder fomentar a formação de profissionais especializados. Essa foi nossa primeira iniciativa para promover o interesse dos alunos nessa tecnologia e percebemos que esse tipo de ação é imprescindível, pois faltam profissionais nesse mercado?, comenta Mauricio Strasburg, CEO da Synergy. Todos os equipamentos doados ficarão disponíveis para serem utilizados no Laboratório de Eletricidade da Mauá a partir deste semestre.