edição 76 - Outubro de 2016

Eureka reserva a apresentação de centenas de projetos inovadores e criativos

Mais de 6 mil pessoas são esperadas para conhecer os trabalhos dos cursos de Engenharia, Design e Administração

Cerca de 6 mil pessoas são esperadas para conhecer os trabalhos de conclusão de curso na 22.ª edição da Eureka.

Inovação, criatividade e muita tecnologia. É isso que a próxima edição da Eureka vai reservar para os visitantes que vierem para conferir os trabalhos de conclusão de curso apresentados pelos alunos do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia. Em sua 22.ª edição, o evento é aberto ao público e acontecerá de 27 a 29 de outubro, no campus São Caetano do Sul.

Depois de mais de 20 anos de realização, a Eureka continua um grande sucesso da Mauá pelo simples fato de cada edição ser sempre mais inovadora do que a anterior. Isso mostra a evolução do mercado, das técnicas e conhecimentos aplicados pelos alunos nos projetos. Os egressos dos cursos de Engenharia, Design e Administração da Mauá mostram que estão prontos para inovar e empreender no mercado de trabalho.

Em 2015, o evento contou com um público de mais de 5 mil pessoas. Para este ano, a estimativa é a de que nos três dias de evento mais de 6 mil pessoas passem pela Eureka.

Na  22.ª edição da Eureka, mais de 170 trabalhos serão expostos neste ano.

“Esse é o momento em que o aluno expõe o que de melhor conquistou durante os anos de Mauá: o conhecimento. É a oportunidade de externar para a comunidade que ele está pronto como profissional e como pessoa para enfrentar o mercado de trabalho. A Eureka, com a grande diversidade de trabalhos, a maioria com soluções inovadoras, proporciona a aproximação do meio acadêmico ao meio empresarial o que agrega grande valor ao evento”, explica a professora Alessandra Dutra Coelho, coordenadora da exposição.

Na edição deste ano, serão mais de 170 trabalhos expostos, dos cursos de Administração, Design, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia de Alimentos.

“A exposição proporciona aos nossos alunos a oportunidade de lidar com um desafio prático com prazos e metas a serem cumpridos, semelhante aos que ele encontrará na sua carreira profissional”, explica a professora Alessandra Dutra Coelho, coordenadora acadêmica da exposição.

Reserve a data na agenda e prepare-se para conferir ao longo do evento vários trabalhos interessantes nas diferentes áreas contempladas, como: Desenvolvimento de Sorvete Artesanal de Vinho; BUGGYBAG – Veículo Elétrico Infantil Portátil; Projeto de Rede Cicloviária no Município de São Caetano do Sul; Vestuário Esportivo para Atletas Paralímpicos; Desenvolvimento de Abrigo de Uso Externo para Catástrofes; Solução para Carga de Dispositivo Móveis em Bicicletas; Geração de Energia Elétrica através da Passagem de Veículos; Sistema de Condicionamento de Ar Abastecido por Energia Solar; Desenvolvimento de Produto com base de Frutas com Propriedades Funcionais e Aplicativo “Localizar” de Prestadores de Serviços nas Áreas de Construção, Manutenção e Reformas Residenciais: Um Plano de Negócios.

Mauá fecha parceria com a consultoria de negócios Bizup

Empresa vai realizar mentoria em projetos de TCCs e também está em busca de 10 sócios para ingressar no negócio

Outra novidade da Mauá é a recente parceria firmada com a Bizup, consultoria de negócios especializada em formulação de estratégias.

Como passo inicial, neste ano, a Bizup vai realizar a mentoria a três trabalhos de conclusão de curso que serão apresentados na Eureka. “A Mauá nos enviou 11 trabalhos para avaliação e, com base em quatro pilares fundamentais da nossa matriz: inovação, capacidade de execução, sustentável a curto, médio e longo prazo e atratividade para investidores, selecionamos os três projetos mais aderentes de acordo com a visão mercadológica para serem orientados pelos nossos sócios”, explica Fabio Rodrigues, Co-fundador da Bizup.

O programa UP, desenvolvido pela consultoria, tem como prioridade aproximar o ambiente universitário da realidade do mercado e motivar os alunos a pensarem em projetos que tenham a chance de se tornarem sucesso aos olhos de um investidor.

No trabalho de mentoria que está sendo realizado nos projetos selecionados, os sócios da Bizup, referências no mercado e com expertise em cargos de diretoria e presidência, vão acompanhar de perto a evolução dos trabalhos, dando orientações importantes para que o produto/projeto possa ter uma continuidade pós-acadêmica.

Ao longo do ano, a consultoria também realizará uma série de palestras e grupos de discussões sobre temas de mercados e de interesse dos alunos com foco em prepará-los para os desafios profissionais do dia a dia.

“Essa parceria com a Bizup complementa outras que já temos, como a com o IEC, International Entrepreneurship Center. Iniciativas como essa visam preparar melhor o nosso aluno, trazendo para o ambiente acadêmico um olhar mais aprofundado e crítico do mundo dos negócios. Queremos que as soluções de produtos e serviços apresentadas nos trabalhos de conclusão de curso sejam desejados pelo mercado e viáveis tanto técnica como economicamente.  Dessa forma, estaremos preparando nosso aluno para a inovação e o empreendedorismo”, explica o Pró-Reitor Acadêmico da Mauá, prof. Marcello Nitz.

Oportunidade executiva

Outra novidade para os alunos da Mauá é que a Bizup está procurando 10 sócios entre 20 e 25 anos para atuar na empresa. “Estamos em busca de jovens talentos para fazer parte da nossa empresa. Por isso, dependendo do resultado final de cada TCC, alguns poderão ser convidados a participar do programa TBC (to be C-level) tornando-se sócio da Bizup com efetiva atuação ao lado de profissionais de grande experiência, além de um programa de mentoring que auxiliará na formação deste novo profissional.”, explica Fabio.

“Realizamos uma pesquisa e identificamos que 65% dos alunos, ao entrar na faculdade, pretendem empreender. Desta forma, é uma excelente oportunidade poder se tornar um sócio da Bizup nessa etapa e ainda participar de uma oportunidade que de fato contribuirá como aceleração de carreira,”, afirma Fábio Rodrigues

Sem dúvida, é uma parceria promissora para os três públicos: alunos, Mauá e Bizup. Em breve, divulgaremos as próximas novidades.

Acompanhe a Mauá nas Redes Sociais
Instituto Mauá de Tecnologia - Todos os direitos reservados 2024 ©