Instituto Mauá de Tecnologia é reconhecido pela Agência Nacional de Petróleo
Mauá contribui para a criação da nova Norma Técnica da ABNT, juntamente com a Petrobras e ANP
O Laboratório de Motores da Divisão de Motores e Veículos do Centro de Pesquisas da Mauá foi reconhecido pela Agência Nacional de Petróleo (ANP) como um dos três laboratórios aptos a realizar ensaio de avaliação da qualidade de combustível aditivado.
O reconhecimento veio por meio da contribuição à criação da nova Norma Técnica do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), intitulada ?ABNT NBR 16038:2012 ? Combustíveis ? Medição de depósitos em válvulas de admissão em motor com ignição por centelha?, que tem por objetivo estabelecer os procedimentos para avaliar as condições de combustível aditivado.
O Centro de Pesquisas participou da elaboração da norma com a Petrobrás, IBP e ANP, contribuindo com o conhecimento técnico sobre ensaios de motores a combustão interna em dinamômetro, devido à grande experiência que possui no assunto. O convite à participação do Instituto Mauá de Tecnologia foi feito pela própria Petrobras.
Posteriormente, realizou-se uma comparação dos resultados dos combustíveis entre os laboratórios da Divisão de Motores e Veículos da Mauá, da Petrobras (CENPES) e do CETEC, o que validou a capacidade do laboratório da Mauá para executar os ensaios previstos na Norma. ?Foi muito importante para nós, pois reconheceram nacionalmente a nossa experiência no assunto e porque agora somos um dos três laboratórios aptos a realizar essa avaliação?, afirma o engenheiro Luciano Caldeira, um dos coordenadores da Divisão de Motores e Veículos da Mauá.
Instituto Mauá de Tecnologia conquista pela 4.ª vez o selo de Instituição Socialmente Responsável
Pelo quarto ano consecutivo, a Mauá recebe da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) o selo de Instituição Socialmente Responsável, pelo projeto ?MauAacd desperte o voluntário em você?.
Em 4 de outubro de 2012, a Mauá levou cerca de 25 alunos de diferentes cursos à sede da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), no Ibirapuera, em São Paulo, para trabalharem como voluntários por um dia.
Os participantes foram divididos em grupos, distribuídos nas áreas de Acolhimento, Ortopedia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Infantil, nas quais, auxiliados pelos voluntários da AACD, e realizaram atividades com as crianças.
Segundo Iara Yamamoto, professora do curso de Administração da Mauá e coordenadora do projeto, o objetivo era aguçar o sentimento dos jovens, levando-os à prática de fazer o bem. ?Muito mais que renovar o selo para a Instituição, queríamos demonstrar a importância do voluntariado na vida dos nossos estudantes para a formação de um profissional, que também deve se preocupar em fazer diferença na vida de alguém, sem esperar nada em troca?, explica. ?Foi o melhor projeto que já fizemos. Foi emocionante vermos como essa experiência mexeu com os estudantes e mudou a maneira de pensarem?.
Os estudantes da Mauá também doaram às crianças da AACD presentes como revistas para colorir, lápis de cor, giz de cera, passatempos, quebra-cabeças e livros de histórias.
Para o reitor do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, prof. dr. José Carlos de Souza Jr., o objetivo dessas atividades extracurriculares é levar os estudantes à ruptura de barreiras. ?A importância está em sair dos muros e perceber que o ensino superior vai além do campus. A Mauá gera a oportunidade, mas quem de fato realiza as atividades são nossos alunos. Percebemos que eles não se preocupam apenas com o conhecimento técnico, mas também com o benefício que podem trazer à sociedade?, explica.
Selo Socialmente Responsável
Todo ano, a ABMES promove o ?Dia da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular?. Na campanha, que está em sua oitava edição, as Instituições de Ensino Superior (IES) realizam atividades de atendimento à comunidade, mostrando que o ensino superior particular tem sua força e seu esforço em favor da sociedade. Trata-se de um grande evento que reúne IES particulares de todo o Brasil, num só dia, para organizar uma mostra de ações resultantes de projetos de ensino, pesquisa e extensão que elas desenvolvem ao longo de todo o ano.
|