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A importância do marketing pessoal no desenvolvimento da carreira
Iara Yamamoto, professora do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia
O marketing pessoal evoluiu para ser hoje a ciência e a arte de construir-se como pessoa de habilidades e promover-se como marca de qualidade e credibilidade, visando ao desenvolvimento integral da pessoa com o objetivo de aumentar suas possibilidades de sucesso nos ambientes que frequenta e em seus relacionamentos, familiares e profissionais. Como sucesso, entende-se a capacidade de chegar e permanecer entre os melhores, mais influentes e respeitados, consequentemente, entre os mais bem retribuídos membros nos círculos de relações humanas, entre os quais o círculo profissional.
Trata-se de uma ciência multidisciplinar, mais abrangente e mais complexa do que pretendem as ?listas? de dicas para parecer-se com os melhores, que, embora de valor didático, podem levar a um produto com uma ótima embalagem e um excelente rótulo, mas com um péssimo conteúdo. Assim, aplica-se para a vida toda, na medida em que o ser e seu meio mudam e precisam harmonizar-se constantemente por meio de uma educação contínua, reciclando e atualizando todas as bases do saber que fundamentam o indivíduo e a sociedade. ?Conhecimento e caráter têm de andar juntos; um não sobrevive sem o outro, para a construção da credibilidade?, comenta Iara Yamamoto, professora do curso de Administração do Instituto Mauá de Tecnologia.
Entre os principais domínios do ser humano integral, o marketing pessoal desenvolve os :
- da sustentabilidade (sustento = dinheiro);
- da vontade (caráter, ambição, assertividade);
- da personalidade (empatia, flexibilidade, comunicabilidade);
- do tempo e dos recursos (habilidades decisórias);
- do entusiasmo (criatividade, intuição) e
- da motivação e liderança.
Mas por que investir nessa ferramenta? Todo bom profissional será reconhecido um dia, certo? Não. Infelizmente, não. A realidade mostra que não. O número de pessoas menos capacitadas liderando pessoas mais capacitadas mostra que não.
?Ser talentoso e inteligente não é garantia de sucesso. Sem construir uma marca pessoal e sem desenvolver uma rede de relacionamentos, não se tem domínio nem controle sobre o que as pessoas estão vendo em nós, embora tenhamos domínio e controle sobre o que somos?, explica a professora.
Fazer marketing pessoal é verdadeiramente se dedicar ao propósito e ao compromisso do autoconhecimento e desenvolvimento dos talentos e virtudes, domínio e controle dos pontos fracos e pontos fortes pessoais.
?É preciso estar consciente o tempo todo dessa relação vital entre embalagem e conteúdo, para não se perder no efêmero dos modismos de estilos comportamentais e comunicacionais, sem deixar de aproveitar a atualidade deles nem a oportunidade de, com eles, agregar valor ao perfil profissional. Para transformar lagartas em borboletas, é preciso gostar do que faz e, com isso, desenvolver ações para ir além das expectativas?, acrescenta a professora Iara.
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