edição 26 | Outubro de 2011    

Odair Senra, egresso da Mauá e Diretor de Relações Institucionais da Gafisa, levanta pontos para uma carreira bem-sucedida

Dedicação, disciplina e humildade formam o tripé de uma carreira bem-sucedida na opinião do engenheiro


Odair Senra, diretor da Gafisa e aluno egresso, fala sobre sucesso na carreira  

O engenheiro civil Odair Garcia Senra iniciou sua carreira profissional em 1970 como estagiário da antiga Gomes de Almeida Fernandes, atual Gafisa S.A., empresa para a qual trabalha até hoje. Conhecedor da companhia como poucos, pois nela Odair cresceu ocupando diversos cargos: engenheiro de obra, gerente geral de obras, diretor de construção, diretor de incorporação, chegando ao atual cargo de diretor de relações institucionais. O executivo fala com propriedade dos pontos fundamentais para se alcançar uma carreira de sucesso.

Com experiência também no mundo acadêmico, Odair ocupou o cargo de professor do curso de Engenharia do Instituto Mauá de Tecnologia em 1972. Para ele, dedicar-se às aulas - teóricas e práticas – e fazer estágio são pré-requisitos para qualquer estudante em início de carreira. “Tem-se de buscar o equilíbrio, procurar fazer bem feito os dois”, aconselha o experiente profissional. No entanto o engenheiro acredita que a busca pelo aperfeiçoamento em sala de aula não deve limitar-se ao período de graduação.

“Quando bem planejada, pós-graduação é importante”, diz. “Julgo também que o complemento em Administração de Empresas e MBAs no exterior são fundamentais para quem busca boa colocação no mercado de trabalho”, sugere Odair.

O diretor da Gafisa é um caso raro, desses difíceis de encontrar: um profissional que dedicou a vida a uma única empresa e obteve retorno. “Quando me formei, continuei na empresa em que estava estagiando, tive oportunidades de crescimento, me dediquei à Gafisa e cheguei em 1976 a diretor de construções”, rememora. “A solução”, ele aponta, “é seguir o tripé: dedicação, disciplina e humildade, sem submissão”.

Odair também é diretor do Secovi (Sindicato da Habitação), tendo iniciado seu atual mandato na entidade em 2005, é vice-presidente do SindusCon-SP (Sindicato da Construção) desde 2006, entidade que ele representa na Câmara Técnica de Legislação Urbanística (CTLU), membro do Conselho Diretor  do Instituto Mauá de Tecnologia, representando o SindusCon-SP e Membro do Conselho Consultivo da FIABCI/Brasil. Com toda essa bagagem, o veterano engenheiro afirma que há um déficit de profissionais na área. “Como milito na área da Construção Civil com edificações, segmento que vive ótimo momento, sentimos muita  falta de profissionais da área. De engenheiros civis, técnicos em edificações, entre outros”, analisa. “Precisamos de mais profissionais qualificados e que aceitem se comprometer com a profissão e com a empresa à qual se dedicarem”, conclui.

Site da Mau�  Twitter  Facebook  Youtube  Flickr  Google+  Blog da Mau�
Esta newsletter é uma correspondência autorizada pelo destinatário. Caso você deseje cancelar o recebimento, envie uma mensagem para comunicacao@maua.br com o assunto (subject) CANCELAR. Sugestões e comentários são bem-vindos e devem ser encaminhados para comunicacao@maua.br